Muretas artísticas já podem ser apreciadas na orla por santistas e turistas
O maior jardim de orla do mundo voltou a ser uma galeria a céu aberto. O projeto Muretas na Cidade chega à 5ª edição com dez obras de fibra e dois letreiros com o nome do Município, estilizados e coloridos por 12 personalidades da Cidade, que já estão promovendo conexão entre moradores, turistas e a paisagem de Santos (veja abaixo a localização de cada).
Lançamento de livro em Santos celebra dez anos de ‘Muretas na Cidade’
A ressignificação das muretas de Santos como telas de arte urbana está agora documentada no livro Muretas da Cidade, do cenógrafo e designer Mauriomar Cid, lançado na noite de sexta-feira (21), no Shopping Parque Balneário (Gonzaga), onde estão expostas ao público as mais novas 12 peças artísticas confeccionadas em fibra e estampadas por muralistas, tatuadores, designers e ilustradores.
Novas muretas artísticas de Santos serão reveladas em exposição com lançamento de livro
As icônicas muretas de Santos, que servem de guarda-corpo na Ponta da Praia e nos canais - e que foram transformadas em verdadeiras obras de arte - ganharão um espaço especial no Shopping Parque Balneário (Av. Ana Costa, 549, Gonzaga), além de lançamento de livro. Entre os dias 17 e 31 de março, a praça de eventos receberá a 5ª edição do projeto ‘Muretas na Cidade’, exposição que celebra a criatividade e enaltece um dos símbolos do Município, reinventado pelas mãos de artistas de diversas partes do mundo.
Referência simbólica de Santos, muretas são produzidas de forma artesanal
Símbolo não oficial queridinho de moradores e visitantes, as muretas de Santos há tempos ultrapassaram a função de mobiliário urbano necessário para conter as ressacas na orla, originalmente elaborada na década de 1940. Muito além de peças de concreto, elas são uma representação da Cidade materializada em forma de miniatura como suvenires, bijuterias, peças artísticas e tatuagens.
O bom humor tipicamente santista
“Santos é um ovo”. A frase dita por 10 entre 10 santistas inspirou a obra do publicitário Érico Bomfim do projeto Muretas na Cidade 2017, instalada no jardim da orla, na direção da Rua Ricardo Pinto (Aparecida).
Se já não bastasse a surpresa por participar do projeto, coube a ele a missão de customizar uma das duas esculturas com a palavra Santos. “Queria utilizar algo que identificasse a nossa Cidade, nada melhor do que essa expressão”, comenta o santista de 33 anos.
Belas imagens convidam à reflexão
Uma das grandes novidades do projeto Muretas na Cidade 2017 é a participação de um grupo de fotógrafos que colocou suas imagens a serviço da arte e da conscientização da preservação dos bens naturais.
Criado pelos fotógrafos André Saleeby e Tom Leal, e pelo jornalista Maurício Businari, o TUmobgrafia é o primeiro grupo da Baixada Santista dedicado à fotografia mobile (com celular), que atualmente possui 9,5 mil integrantes.
Mureta de Alexandre Pedroso retrata a descontração santista
“Ah, como eu gostaria de ir para o trabalho e ver a praia”. Longe de ser um desabafo, foi esse sentimento, tão particular de quem mora longe do litoral, que inspirou o artista plástico Alexandre Cid Pedroso na customização da mureta afixada no jardim da orla, em frente ao número 84 da Avenida Presidente Wilson.
Doença na família leva Érica Colen a reencontrar a essência de sua arte
O dia 5 de outubro de 2012 é recheado de significados para a artista plástica Érica Colen, autora da mureta Olhar sobre Santos, instalada nos jardins da praia do Gonzaga, em frente à Rua Jorge Tibiriçá.
No clima de festa em comemoração ao seu aniversário, a mãe recebeu o resultado de um exame, acusando a existência de um câncer. “Ela hoje está ótima e minha vida mudou”, resumiu a artista plástica santista, formada pela PUC Campinas, que até aquele ano havia trabalhado em agência de turismo e exercido o cargo de ombudsman do Litoral Plaza Shopping.
Márcia Okida inspira-se em Kandinsky e cria jardim minimalista na mureta
O quadrado é vermelho e estático; o triângulo, amarelo, é dinâmico, e o círculo, azul, é sereno.
A linguagem visual criada pela Bauhaus, a histórica escola alemã de arquitetura e design, foi a inspiração de Márcia Okida, autora da mureta Jardim de Kandinsky, assentada no jardim da orla, em frente ao número 34 da Avenida Presidente Wilson.
Fotos e selfies nos jardins comprovam sucesso do projeto Muretas na Cidade
Centenas de fotos postadas durante todo o dia nas redes sociais anteciparam o lançamento oficial do projeto Muretas na Cidade, realizado no início da noite de hoje (18), na Concha Acústica Vicente de Carvalho, comprovando o sucesso da iniciativa, em sua segunda edição. Dez esculturas customizadas por artistas plásticos da cidade, oito delas reproduzindo a figura das muretas, um dos símbolos locais, e duas formando a palavra Santos, permanecerão expostas até fevereiro nos jardins da praia, transformado em uma grande galeria de arte a céu aberto.