Exposição Pontos Mis ‘Cartazes Terror no Cinema'
Sobre o Evento
Os cartazes levam os filmes para além das salas de cinema. O cartaz cinematográfico, também chamado de pôster, convida o público a ir ao cinema. É através dele que o espectador tem o primeiro contato com o filme. Criado para estimular a imaginação e o interesse do público de diferentes formas, o cartaz cinematográfico é uma forma de comunicação visual fundamental ao cinema.
A mostra traz cartazes clássicos de filmes de gênero terror, como “O Gabinete do Dr. Caligari” (1920), “O Bebê de Rosemary” (1968), “Alien, o oitavo passageiro” (1979), “O iluminado” (1980), e de filmes mais recentes, como “Bruxa de Blair” (2016) e “Midsommar” (2019).
Corpo Território - Uma poética no manguezal
Sobre o Evento
Entre o lodo e o mangue, dois corpos se fundem à paisagem. A mostra investiga o encontro entre o corpo humano e o corpo do território, propondo uma reflexão sensível sobre pertencimento, resistência e transformação. Com fotografias de Biga Appes e montagem de Bia Maran, o trabalho traduz a experiência de artistas que atravessam o manguezal e se deixam atravessar por ele.
Paquetá: Fragmentos de uma Cidade em Transformação
Sobre o Evento
A exposição propõe um mergulho sensível e histórico no processo de decadência urbana do tradicional bairro santista, desde o início do século XX até os dias atuais. A mostra reúne fotografias tratadas com o auxílio de inteligência artificial, mapas que mostram a evolução do bairro e depoimentos registrado em um documentário que revelam como o Paquetá — um dos bairros mais antigos de Santos e marco do desenvolvimento industrial e portuário da cidade — foi gradualmente perdendo vitalidade urbana e valor simbólico. A exposição convida o público a refletir sobre as transformações sociais, econômicas e arquitetônicas que moldaram a paisagem do bairro ao longo do tempo.
Mostra Baphônica de Cinema LGBTQIA+
Sobre o Evento
O Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) recebe, de quarta-feira (22) a sexta-feira (24), a 3ª Mostra Baphônica de Cinema LGBTQIA+. O evento que celebra o cinema, a arte e as múltiplas identidades que compõem este universo contará com exibição de curtas-metragens e videoclipes, com sessões gratuitas sempre das 20h às 22h30.
Serão vídeos produzidos por cineastas de diferentes regiões do País, além de performances artísticas e rodas de conversa com intérpretes de Libras. Esta edição presta homenagem à atriz, diretora, dramaturga e transpóloga Renata Carvalho, reconhecida por sua atuação artística e ativismo em defesa dos direitos das pessoas trans.
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA DE CURTAS E VIDEOCLIPES:
Dia 22 (quarta-feira)
- 20h: Homenagem à atriz, diretora, dramaturga, transpóloga e cientista social Renata Carvalho Performance drag queen: Magenta, Anna Paula Simplismente e Ariella Plin
- 20h30: Curtas-metragens: ‘Noroeste - Quem nasce tempestade, não tem medo de vento forte’ - Direção Cibele Appes (mulher cis bissexual); ‘In Nilè’ - Direção Jener Mendes e Deko Alves; ‘Pandemia’ - Direrçao Thays Villar (mulher trans) e ‘Quarta de Amalá’ Direção Andyara Miranda (agênero Bissexual)
- 21h40 às 22h30: Bate-papo com o público após a exibição, com intérprete de libras. Mediação: Thays Villar
Dia 23 (quinta-feira)
- 20h: Terá exibição de seis curtas-metragens e um videoclipe:
Videoclipe: ‘De Inimigos pra Amigos’ - Direção Matheus de Castro.
Curtas: ‘Domingo’ - Direção Nabru Andrade (mulher cis bissexual); ‘A invenção do Orum’ - Direção Paulo Sena (homem cis gay); ‘Onde a gente parou?’, Direção Alan Oliveira; ‘Lá na Frente’, Direção Márcio Andrade (homem cis gay); ‘Eu, Orgulho de Ser’, Direrção Miguel Araujo Leandro (homem cis gay); ‘Magenta’. Direção Eduardo Ferreira.
- 21h20 às 22h: Bate-papo com o público após a exibição, com intérprete de libras.
Dia 24 (sexta-feira)
- 20h: Terá a exibição de cinco curtas-metragens e um videoclipe: Videoclipe: ‘Nenhum direito a menos’ - Dir. Marcela Mattos e Amanda Mittz.
Curtas: ‘Antes da rua’, Direção Bete Nagô; ‘Reticências’, Direção Igor Luiz Ribeiro (homem cis gay); ‘Todos os dias’, Direrção Giovanna Barbosa e Oscar Stefanno (homem e mulher cis bissexual); ‘Queima Minha Pele’, Direção Leonardo Amorim (homem cis bissexual); ‘Emblema’, Direção Platão Capurro Filho (homem cis gay);
- 21h30 às 22h10: Bate-papo com o público após a exibição, com intérprete de libras.
Documentário e bate-papo ao vivo discutem a obra de Hector Babenco
Mostra Babenco chega ao fim neste fim de semana. Para encerrar a programação, o ‘Bate-Papo de Cinema Pontos MIS’ exibe e discute 'Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou', disponível no canal do Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) a partir desta sexta-feira (28).
Museu de Santos terá exposição virtual em homenagem aos povos indígenas
Na próxima segunda-feira (19) comemora-se o Dia dos Povos Indígenas, data de maior visibilidade da população que deu origem ao Brasil. E, como forma de homenageá-los, o Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) convidou alguns integrantes dessas comunidades para trazer fotografias com o olhar de quem diariamente vive e resiste aos permanentes ataques em seus territórios, há mais de 500 anos.
Fotógrafas ocupam redes sociais do Miss no aniversário do museu
Para comemorar os 25 anos do Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), a Secretaria de Cultura (Secult) preparou uma programação especial, iniciando nesta segunda-feira (8), com a “ocupação” das redes sociais do Museu por cinco fotógrafas que atuam na Baixada Santista.
Cine Letras exibe clássico francês no Miss de Santos
Entrando em constantes confusões, o pequeno parisiense Antoine Doinel terá sua história contada na tela do Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), durante a sessão do Cine Letras, na próxima terça-feira (11), quando exibe longa-metragem ‘Os Incompreendidos’, drama dirigido por François Truffaut. Com início às 19h, a sessão tem entrada, pipoca e refrigerante grátis.