A statue of Saint Francis of Assisi in the foreground, with white birds on his hands and shoulders. Behind him, under a clear blue sky, stands a white colonial-style church, with tiled roofs and a bell tower

Santuário de Santo Antônio do Valongo

INGRESSO

Gratuito

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HORARIOS

Visitas monitoradas: Quarta, quinta e sexta das 9h às 17h. Sábado e domingo das 9h às 13h.

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ENDEREÇO

Largo Marquês de Monte Alegre, 13 - Valongo, Santos - SP, 11010-260, Brasil

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Contato

Tel.: (55  13) 3219-1481

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Foto topo: Tadeu Nascimento

  

De grande riqueza arquitetônica e história marcada por um milagre, o Santuário de Santo Antônio do Valongo, de 1640, é umas das primeiras igrejas do país e o segundo conjunto mais antigo de Santos. Em estilo barroco, possui paredes revestidas por murais de azulejos dos anos 1930 e, no altar-mór, um dos poucos tronos rotativos do país, com a Santíssima Trindade de um lado e, do outro, o ostensório para a Adoraçao Perpétua. Anexa à igreja, encontra-se a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, de 1691, onde está exposta uma imagem de São Francisco, em estilo barroco e tamanho real, orando diante de um Cristo Místico de Seis Asas.


 

 

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Uma pintura que retrata uma paisagem costeira. Em primeiro plano, pequenas embarcações de madeira flutuam na água calma ou estão ancoradas na margem lamacenta. Ao fundo, um complexo de edifícios claros com uma igreja de fachada ornamentada e uma torre sineira alta domina a cena. Montanhas azuladas elevam-se ao longe, sob um céu parcialmente nublado

Conjunto

Em 1859, o conjunto do Valongo, que compreendia igreja, convento e a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, foi vendido para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, a primeira do Estado de São Paulo. O claustro foi demolido dois anos depois, dando lugar à Estação do Valongo. Mas não houve força capaz de retirar a imagem de Santo Antônio do altar, fato que, considerado milagre, impediu o desaparecimento da igreja, elevada a santuário em 1987. Tanto a igreja quanto a ala sul do convento, que também escapou da demolição, são consideradas um dos principais exemplares da arquitetura franciscana no país.

  

Foto: Reprodução

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Interior de uma igreja antiga com bancos de madeira, arcos e paredes ricamente decoradas. Há um crucifixo e uma estátua de santa em nichos, e a luz do sol entra forte por uma porta aberta à esquerda

Igreja

A entrada da igreja conta com três arcos romanos, simétricos às portas-balcões de arco abatido do andar superior, arrematadas por vergas curvas de pedra. Frontão ondulado e guirlandas completam a fachada, considerada um dos mais belos barrocos do século 18.

  

Foto: Francisco Arrais

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Interior de uma igreja ou capela com bancos de madeira alinhados, paredes adornadas com azulejos azuis e brancos, e pinturas no alto. Há um altar coberto de branco no centro, com tapete vermelho e duas cadeiras escuras na frente, e luz forte vindo do fundo

Altar

O altar possui seis painéis de azulejaria pintados, entre 1938 e 1940, pelo artista português José Candido da Silva Jr.. Ele se autorretratou, de paletó e gravata, no painel ‘O pão de Santo Antônio’, junto com santo. Já no painel ‘Morte de Santo Antônio’, o artista  fez um retrato do frei Vicente Borgard apontando para o céu, tentando consolar um frade a chorar a morte de Santo Antônio. Frei Vicente foi responsável pela restauração e reforma da igreja na década de 1930.
   
Cenas da vida de Santo Antônio e de São Francisco estão presentes em pinturas a óleo do teto, assim como dos principais santos franciscanos: Santa Clara, São João Maria Vianey, São Pascoal, São Boaventura e os papas Pio  X e Gregório IX. Elas são realçadas pela pintura de milhares de flores que cobrem as paredes e cujo miolo, com um quadradinho de espelho, multiplica a incidência da luz.

  

Foto: Francisco Arrais

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Interior de uma capela ricamente decorada, com um altar-mor dourado e ornamentado no centro, ladeado por colunas e estátuas. As paredes laterais possuem azulejos azuis e brancos na parte inferior e pinturas coloridas acima, com janelas de vitral visíveis

Detalhes

Merecem um olhar mais detalhado os detalhes e o semblante das imagens  do altar ‘Divina Justiça’, que mostra Madalena aos pés de Jesus Crucificado. Consta que essa imagem, sempre em destaque na Sexta-feira Santa, foi conduzida em procissão durante a epidemia de febre amarela, entre 1889 e 1890, que dizimava a população santista. Feita a procissão, registra a história que os doentes começaram a diminuir e, semanas depois, não foram registrados mais casos.

   

Na parte inferior do altar, encontra-se o esquife do Senhor Morto, em uma caixa de vidro. O altar em madeira trabalhada veio de Lisboa entre 1726 e 1727 - ele está três degraus acima do piso e conserva as cores tradicionais do barroco: branco e dourado.

 

Foto: Francisco Arrais

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Interior de uma capela rústica, com paredes brancas lisas e um teto de madeira com vigas. Ao fundo, um altar barroco escuro e ornamentado domina a cena. Bancos de madeira simples ocupam a nave, e há janelas com pequenas sacadas de ferro forjado e algumas coloridas nas laterais

Capela

A Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, de 1691, fica à esquerda, perpendicular e com arco aberto para a igreja conventual.

 

Foto: Rogério Bomfim

Caracteristicas

Observações