Estrutura de vidro com rampa de acesso e teto curvo, cercada por árvores, em área próxima à praia
Evento

Oficinas gratuitas de Tai Chi Chuan na Concha Acústica

Informações

Sobre o Evento

A Concha Acústica Vicente de Carvalho recebe, a partir deste mês, oficinas gratuitas de Tai Chi Chuan, prática corporal e marcial chinesa que combina movimentos suaves, respiração e concentração, promovendo equilíbrio, bem-estar e mais qualidade de vida, além de contribuir para a redução do estresse e da ansiedade.

As aulas são abertas ao público e serão conduzidas pelo Mestre Augusto Leitão e instrutores da APLATES.

Quando: dias 11, 16, 18, 23, 25 e 30 de setembro.

Em caso de chuva, a atividade será cancelada.

Tijoloteca no Engenho dos Erasmos
Evento

Tijoloteca - Oficina e Palestra

Sobre o Evento

A historiadora e arqueóloga Angélica Moreira apresentará a história das cidades que os tijolos podem contar, em uma palestra seguida de oficina prática. As atividades culturais ocorrerão no Engenho dos Erasmos (PRCEU-USP), em Santos, no próximo sábado (12), a partir das 14h30. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos, mas as vagas são limitadas.

Tijolos, produzidos desde sempre em olarias, são peças fundamentais para a construção de cidades. Estudando tijolos oriundos de escavações arqueológicas, é possível desvendar a sua procedência e, com isso, compreender o desenvolvimento urbano. Além disso, é possível entender escolhas de materiais e técnicas construtivas que compõem um universo variado de edificações históricas e arquitetônicas presentes nas cidades paulistas.

Oficina de Criatividade Tríptica
Evento

Oficina Criatividade Tríptica

Informações

Sobre o Evento

A Casa do Artesão, localizada na histórica Casa do Trem do Bélico (Rua Tiro Onze, 11, Centro), recebe, no sábado (22), a oficina Criatividade Tríptica, ministrada pela artista visual Elis França. A atividade começa às 14h e combina história da arte e prática artística, com a produção de um tríptico em cerâmica fria que poderá ser levado pelos participantes ao final do encontro.

As vagas são limitadas, e as inscrições começam nesta quarta-feira (19), pelo link disponível na bio do Instagram da Casa do Artesão (https://www.instagram.com/casadoartesaosantos). A participação será confirmada por WhatsApp, no número informado no momento da inscrição. Por isso, é importante preencher corretamente os dados solicitados.

Descritivo
Evento

Encontro entre escritor e leitores com Márcio Aurélio Soares e oficina literária com Flávio Viegas Amoreira

Informações

Sobre o Evento

Neste sábado (1º), estreia o projeto O autor na Casa, um novo espaço dedicado ao encontro entre escritores e leitores, com a participação do médico e escritor Márcio Aurélio Soares.

A programação também conta com a oficina literária “O elogio da literatura segundo Zygmunt Bauman”, com Flávio Viegas Amoreira.

Card de divulgação da Gibiteca de Santos com uma mesa repleta de dobraduras de origami coloridas, incluindo corações, borboletas, pássaros e estrelas de papel. O fundo é azul-claro com elementos gráficos e um ícone de origami. O texto destaca um evento especial de férias com oficina de origami e feira de troca de histórias em quadrinhos. No canto inferior direito está a logomarca da Secretaria de Cultura de Santos.
Evento

Evento especial de férias na Gibiteca com troca de quadrinhos e oficina de origami

Informações

Sobre o Evento

A Gibiteca de Santos promove uma tarde especial de férias com atividades gratuitas para todas as idades. A programação reúne feira de troca de histórias em quadrinhos, adoção de livros e gibis, além de uma oficina de origami que apresenta a tradicional arte japonesa das dobraduras em papel. Uma oportunidade para aproveitar momentos de cultura, criatividade e leitura em família.

Oficinas de meio ambiente
NOTÍCIAS

Férias de julho: parques de Santos terão oficinas, visitas e cursos gratuitos

on

Durante o mês de julho, os parques municipais de Santos terão uma programação especial de férias, com atividades voltadas para crianças, adolescentes e adultos.

A agenda reúne cursos, oficinas, palestras, visitas monitoradas, exposições, atividades educativas e ações de educação ambiental sobre vida marinha, preservação da natureza, biodiversidade e sustentabilidade.

Cartaz da oficina "Jardim Magnético", conduzida por Marina Garcia. A arte utiliza tons suaves de bege e verde, com elementos florais decorando a parte superior. No centro há uma fotografia de uma peça artesanal em formato de flor vermelha translúcida, segurada por uma mão. O evento acontece nos dias 20 e 21 de junho, com atividades das 11h às 13h e das 14h às 16h.
Evento

Oficina Jardim Magnético

Informações

Sobre o Evento

Venha criar seus próprios ímãs de orquídeas em uma experiência criativa e cheia de delicadeza!

📅 20 e 21 de junho
⏰ Turmas das 11h às 13h e das 14h às 16h
👥 15 vagas por turma

📝 Inscrições de 09/06 a 18/06

🎨 Materiais inclusos
🧴 Participação mediante a doação de 1 item de higiene pessoal

Para mais informações e inscrição, acesse o link
 

A imagem mostra a entrada da Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, um prédio branco e cinza com detalhes em vermelho e o brasão da Prefeitura de Santos, emoldurado por folhas de palmeira em primeiro plano
Evento

Lançamento do quadrinho 'Os Monstros da Ilha do Dragão'

Informações

Sobre o Evento

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5, orla da Praia do Boqueirão) recebe neste sábado (23) o lançamento do quadrinho 'Os Monstros da Ilha do Dragão', produzido pelo Estúdio Heavy e Salsa, por meio da Lei Paulo Gustavo. Misturando fantasia, cultura regional, ciência e conscientização ambiental, o quadrinho propõe uma experiência lúdica e educativa para leitores de todas as idades.

A programação terá início às 15h, com a Oficina de Personagens Marinhos. Na sequência, das 15h30 às 16h30, o público poderá acompanhar a apresentação Origem das Histórias, trazendo curiosidades e bastidores do processo criativo do quadrinho. Encerrando as atividades, das 16h30 às 17h30, acontece uma conversa sobre educação ambiental e divulgação científica nos quadrinhos.

Fachada histórica do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, atual Museu do Café em Santos, destacando sua arquitetura imponente com colunas circulares e cúpula
Evento

Mediação e oficina de pintura - Hoje Há Ensaio

Sobre o Evento

A ação parte da exposição “Hoje há ensaio”, de Rodrigo Silva, criada a partir de uma residência artística em Paranapiacaba, território ligado à ferrovia Santos–Jundiaí e ao escoamento do café. As pinturas destacam os trabalhadores e os cotidianos por trás desse processo histórico. A mediação propõe relações com o território do Museu do Café, abordando memória, trabalho e cidade.

Ao final, os participantes realizam uma prática de pintura livre, inspirada nas reflexões desenvolvidas durante a atividade.

Inscrições pelo LINK.

Cartaz promocional da oficina gratuita "Meu 1º Stopmotion com o Celular", com Igor Tomaz, que acontecerá no Museu da Imagem e do Som de Santos no dia 09 de abril
Evento

Oficina Pontos MIS - Meu 1º Stop Motion com o Celular

Informações

Sobre o Evento

Que tal criar sua primeira animação usando apenas o celular? A oficina convida participantes a explorarem, de forma prática e divertida, a técnica de stop motion, transformando objetos do cotidiano em histórias cheias de criatividade.

Durante a atividade, os participantes aprendem conceitos básicos de narrativa visual, movimento e planejamento, descobrindo como produzir animações acessíveis e autorais com recursos simples. O stop motion também se destaca como ferramenta pedagógica, estimulando concentração, criatividade e compreensão do movimento quadro a quadro.

A oficina será conduzida por Igor Cardoso Tomaz, publicitário, professor e artista com ampla experiência em produção cultural e educação, que une sua visão criativa a práticas de ensino multidisciplinares.

Inscrições pelo LINK.