A transformação de Canuto
Sobre o Evento
Sinopse: Em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, todos conhecem o nome Canuto: um homem que sofreu a temida transformação em onça e, depois, morreu tragicamente. Agora, um filme está sendo feito para contar a sua história. Por que isso aconteceu com ele? Quem na aldeia deveria interpretar o seu papel?
Direção: Ariel Kuaray Ortega, Ernesto de Carvalho | Brasil-PE | 2023, 130', 14 anos.
Sessão seguida de roda de conversa com Leandro Olímpio.
Exibição do Documentário "Leci" no Roxy
Sobre o Evento
No dia 6 de maio, o documentário “Leci” ganha sessão especial com a presença da própria Leci Brandão e entrada gratuita (sujeita à lotação)
Dirigido por Anderson Lima, o filme acompanha a trajetória recente de uma das maiores referências da cultura brasileira, com mais de 50 anos de carreira e protagonismo na história do samba.
Pré-lançamento da série Boca Livre
Sobre o Evento
No dia 27/3, às 19h, acontece o pré-lançamento da série Boca Livre, uma série que fala sobre gastronomia, cultura, comportamento, território e identidade. Serão exibidos dois episódios, seguidos de um bate-papo com os realizadores.
Sinopse: “Boca Livre” é uma série que explora as culturas alimentares da culinária brasileira, apresentando uma gastronomia acessível e plural. A apresentadora, Isis Appes parte em busca de personagens que contam suas histórias através de pratos carregados de memórias, tecnologias ancestrais, muitas cores e sabores, entendendo o alimento como uma ponte para contar a história do nosso país.
3 Obás de Xangô
Sobre o Evento
A história da amizade incondicional entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, artistas que foram os maiores responsáveis pela criação de um imaginário de baianidade, vivendo e retratando a cultura e a espiritualidade do povo baiano.
Direção: Sérgio Machado. 2025. Documentário.
Lançamento do vídeo documental “Pão de Cará de Santos”
Informações
Sobre o Evento
No dia 28 de novembro, às 19h, o Museu da Imagem e Som de Santos (MISS) recebe o lançamento do vídeo documental sobre o Pão de Cará de Santos, projeto desenvolvido pela chef e arte educadora Ana Claudia Siqueira.
O filme propõe resgatar, preservar e difundir a receita original do pão que, apesar de ter sido declarado patrimônio cultural imaterial da cidade em 2022, sofreu profundas alterações da receita nas ao longo das últimas décadas.
Além da sessão de estreia, o evento contará com uma palestra conduzida por Ana Claudia Siqueira, que apresentará os bastidores da criação do vídeo, detalhes técnicos da receita original e relatos sobre a convivência com Dona Irma, avó da culinarista, santista de ascendência espanhola e que preparava o pão de cará em sua própria cozinha.
Exibição do documentário ‘Drags, um super filme’ + Roda de conversa
Sobre o Evento
Exibição do documentário DRAGS, UM SUPER FILME seguido de uma roda de conversa com Tchaka e Marcia Pantera e mediação de Léo Birche.
Filme: Drags, Um Super Filme / País: Brasil / Gênero: Documentário / Duração: 92 min / Ano: 2025 / Direção: Luciano Oreggia / Elenco: Tchaka, Hellena Borgys, Márcia Pantera e Vera Ronzella.
Sinopse: A partir dos relatos de quatro drag queens brasileiras, Tchaka, Hellena Borgys, Márcia Pantera e Vera Ronzella, o documentário mergulha num universo de luta e alegria ainda pouco compreendido por grande parte do público brasileiro.
Exibição do documentário ‘Festival Cultive Resistência 2025'
Sobre o Evento
O Festival Cultive Resistência é um encontro multicultural, libertário, que ocorre na Semente Negra, um espaço político cultural situado em meio a mata atlântica, em Peruíbe/SP. O evento acontece todo ano no feriado da páscoa, com 3 dias de diálogos, palestras, oficinas, debates, shows, distribuidoras, momentos de compartilhamento, aprendizado, ensinamentos, reflexão e ação.
No documentário “Festival Cultive Resistência 2025”, feito por Juliano Angelin & Eri Vive (Peruíbe, 2025, Duração: 31 minutos), foi registrado o evento do ano passado, unindo diversas experiências e ideias de resistência e liberdade que estão em todas as partes deste planeta. Punks, anarquistas, feministas, indígenas, moradoras de espaços ocupados, pessoas que compartilham experiências de lutas inspiradoras, sugerem outro modo de estar & agir neste mundo.
O evento seguirá com um debate com os organizadores do evento & do Espaço Cultural Semente Negra, de Peruíbe
Exibição do filme ‘Sou Tereza'
Informações
Sobre o Evento
Arte no Dique lança documentário sobre intercâmbio na Itália
‘Dique, cidade aberta’, documentário produzido pelo Instituto Arte no Dique, terá lançamento on-line no próximo dia 24, às 15h, no canal da instituição no Youtube (www.youtube.com/artenodiquetv). A produção é um registro de nove crianças da oficina de percussão da entidade, na primeira viagem internacional do Arte no Dique, realizada em 2018 ao sul da Itália.
Atrações santistas são destaque em documentário britânico
A histórica ferrovia construída pela São Paulo Railway, construções como a antiga estação de trem do Valongo e outros registros da presença inglesa em Santos vão constar de documentário encomendado pelo Consulado Britânico para veiculação em suas redes sociais.
Paginação
- Página 1
- Próxima página