Procissão de Iemanjá reúne milhares de pessoas na Ponta da Praia em Santos
Uma grande festa reuniu representantes de religiões de matrizes africanas e seus praticantes, na Praça Luiz La Scala, Ponta da Praia, em Santos, durante a 25ª edição da Procissão de Iemanjá. Desde o meio-dia deste domingo (2), milhares de pessoas celebraram a ‘rainha do mar’, com ritos tradicionais e extensa programação cultural.
Homenagem a Iemanjá em Santos terá música, danças e procissão em terra e mar
Dona Janaína, Senhora das Águas, Rainha do Mar, Mãe dos Orixás, Princesa de Aiocá. Estas e outras denominações são usadas para representar Iemanjá - orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. Em Santos, a tradicional festa em homenagem a essa referência espiritual chega à 25ª edição no próximo dia 2 de fevereiro, a partir das 12h, na Ponta da Praia (imediações do Aquário Municipal).
Homenagens a Iemanjá levam 5 mil pessoas à Ponta da Praia, em Santos
O tempo instável, com chuva intermitente, não comprometeu a programação de homenagens a Iemanjá, realizada na tarde deste domingo. A celebração reuniu cerca de 5 mil pessoas na Ponta da Praia, de acordo com a Secretaria de Cultura (Secult).
Nesta edição (20ª), o festejo que reverencia a Rainha do Mar teve um caráter mais amplo, com exposição de uma estátua que em breve ocupará espaço de destaque na Ponta da Praia, além das tradicionais procissões terrestre e marítima.
Santistas homenageiam Iemanjá no domingo
A tradicional Procissão de Iemanjá será realizada neste domingo (2), com ponto de partida na praia do canal 6, próximo ao Aquário Municipal. O evento começa às 12h com apresentações artísticas. Também haverá barracas para exposição e venda de artesanato, comidas típicas, flores e artigos religiosos.
Procissão de Iemanjá será realizada domingo na Ponta da Praia
A tradicional procissão de Iemanjá será realizada domingo (5), na Ponta da Praia, próximo ao Aquário Municipal (Praça Luiz La Scala). A programação será aberta ao meio-dia, com apresentações culturais afro-brasileiras. Já às 14 horas está prevista a chegada da imagem da Rainha do Mar e dos balaios, nos quais as pessoas poderão depositar as oferendas. A procissão terrestre terá início às 16 horas, quando o público seguirá em direção à Ponte Edgard Perdigão, de onde partirá a procissão marítima, às 17 horas.