Mulher observa um livro em estante do projeto “Leia Santos – Adote um Livro”, cercada por diversos títulos literários
Evento

Semana Leia Santos 2025

Informações

Sobre o Evento

A Semana Leia Santos 2025 ocupa diversos pontos da Cidade de quinta-feira (23) a 31 de outubro, com ampla programação gratuita.

Programação:

23/10 (Quinta) | Das 19h às 21h
Abertura Poética na Biblioteca Mário Faria (Av. Bartolomeu de Gusmão, s/nº, Aparecida)
A Sociedade dos Poetas Vivos abre a semana com um encontro especial, dedicado à leitura de poemas de Valdir Alvarenga.

24/10 (Sexta) | Das 10h às 14h
Leia Santos no Morro da Nova Cintra, na Praça Guadalajara (Morro da Nova Cintra)
O projeto Leia Santos leva sua biblioteca móvel com livros e gibis gratuitos, além de um varal de poesias do homenageado.

29/10 (Quarta) | Das 15h às 19h
Dia Municipal da Doação de Livros e do Incentivo à Leitura, no jardim da praia, em frente à Biblioteca Mário Faria (Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº, Aparecida), uma tarde inteira de atividades literárias:
- Distribuição de livros e gibis pelo Leia Santos.
- Varal de poesias de Valdir Alvarenga.

Feira literária com escritores da região, como Luiz Antonio Canuto (com os livros “Diário do Labirinto”, “26 Brevíssimos Poemas” e “O Nascer de uma Cidade: as origens de Santos”), Gabriel Godinho Sampaio (com os livros “Exidium” e “Tecnomaquia”), Izilda Guimarães (com o livro “Munanguinha”), Irene Estrela Bulhões (com o livro “O Pequeno Marginal” e as últimas edições da Revista Mirante), Maria José F. Goldschimid (com os livros “Lua Rouxinol”, “Territórios Invisíveis” e “O Sebo e a Pele: O livro procurante de si mesmo”) e Graziela Santos (com o livro “Graziela Entrelinhas”).

16h: Sarau Alvarenga, com Vieira Vivo e Cláudia Brino, da editora Costelas Felinas.

17h: Cantos Literários, com o tema “Valdir Alvarenga - O Mirante da Poesia”. Na apresentação do grupo haverá leitura de poemas e referências à trajetória de Alvarenga, como incentivador da leitura e na criação da Revista Mirante. O grupo “Cantos Literários” é formado por Eunice Tomé, Clara Sznifer, Plácido Pereira e Nadja Soares.

18h: Documentário "Pescadores de Palavras", da diretora Madeleine Alves, seguido de bate-papo. O filme mergulha na literatura marginal da Baixada e traz depoimentos do próprio Alvarenga.

31/10 (Sexta) | Das 10h às 14h
Encerramento na Praça dos Andradas (Centro Histórico), com:
- Biblioteca móvel do Leia Santos
- Varal de poesias de Alvarenga
- Exposição de antigos exemplares da Revista Mirante, organizada por Irene Bulhões e Antonio Canuto.

13h: Espetáculo teatral "Memórias d'Omar", da Cia. PlastikOnírica, inspirado em poemas de autores santistas, incluindo Valdir Alvarenga.