Jardim Botânico de Santos
NOTÍCIAS

Jardim Botânico de Santos é convite perfeito para curtir as férias em meio à natureza

on

Quem busca um programa gratuito, ao ar livre e cheio de experiências para as férias encontra no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), uma das melhores opções de lazer em Santos. Com 90 mil metros quadrados de área verde, o espaço mantém natureza preservada, diversão e aprendizado em um ambiente acolhedor para todas as idades.

Durante o período de férias escolares, o parque ganha ainda mais vida e se transforma em ponto de encontro de famílias, moradores e turistas que procuram momentos de descanso, convivência e diversão longe da rotina urbana. Com entrada gratuita, funcionamento diário de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e sábados e domingos, das 7h às 18h, o Jardim Botânico tem atrações que unem lazer, natureza e educação.

O equipamento municipal tem um acervo com mais de 300 espécies de plantas, reunindo exemplares da Mata Atlântica, da Amazônia e dos manguezais. São 65 espécies de palmeiras, incluindo as imponentes palmeiras imperiais, que emolduram as alamedas e garantem um cenário ideal para caminhadas e fotos. Para quem gosta de explorar o ambiente com calma, o parque conta com quatro trilhas, sendo a maior com 400 metros, todas sinalizadas e de fácil acesso, perfeitas para passeios em família e caminhadas leves.

Um dos grandes destaques das férias é o retorno do trenzinho elétrico. Gratuita, a atração se tornou uma das mais procuradas do parque. Repleto de luzes e detalhes coloridos, o trenzinho percorre as alamedas do jardim em um trajeto de cerca de 15 minutos, passando por áreas verdes, grandes árvores, espaços de contemplação e pelo playground. Durante o passeio, o veículo solta fumaça cenográfica e reproduz o tradicional som do apito, criando uma experiência lúdica e imersiva para os pequenos.

Além do trenzinho, o Jardim Botânico oferece cerca de 30 atrações, incluindo playground totalmente acessível, academia ao ar livre com 13 equipamentos, biblioteca e áreas de convivência com mesas, bancos e tabuleiros de jogos. Outro diferencial é ser o único espaço de Santos onde é permitido fazer piquenique, em área específica, o que torna o passeio ainda mais especial para quem deseja passar o dia ao ar livre.

A fonte interativa com luzes de LED também chama a atenção de visitantes de todas as idades, assim como o lago com chafariz, onde é possível observar tilápias e carpas. Já a torre de observação de aves permite apreciar cerca de 90 espécies, reforçando o contato com a fauna local.

Para a professora Simone Lima, 48 anos, mãe de Heitor, 5, moradores de São Vicente, o local é uma escolha certa para os dias de muito calor e para curtir as férias. “Venho sempre ao Jardim Botânico. Aqui a gente consegue respirar ar puro e ainda mostrar para as crianças a importância de cuidar do meio ambiente. É um lugar onde o Heitor consegue se sentir livre, e ter contato com a natureza. Ainda tem um espaço adaptado e ele adora a fonte interativa”, conta.

Além das atrações de lazer, o parque também é um espaço de aprendizado. O local conta com o Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana (Cacau), voltado à educação ambiental e à sustentabilidade. Lá, o público pode conhecer práticas de reaproveitamento de resíduos orgânicos, cultivo urbano e ações que incentivam hábitos mais conscientes, reforçando o papel do parque como ambiente educativo e transformador.

Fotos: Henrique Teixeira e Carlos Nogueira

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros itens do ODS.