A imagem retrata um momento tranquilo e acolhedor em meio à natureza, em um jardim sombreado e bem preservado. O caminho de pedra conduz o olhar até uma pequena fonte ao fundo, de onde a água cai suavemente, criando um ponto de frescor e contemplação. Arcos formados por árvores e vegetação densa emolduram a cena, filtrando a luz do sol e criando um jogo delicado de luz e sombra.
NOTÍCIAS

Ao ar livre e protegido do sol forte, Orquidário de Santos é opção de lazer nas férias de verão

on

Opção de lazer além da praia no verão, O Orquidário Municipal se apresenta como um dos locais favoritos de santistas e turistas que buscam um passeio ao ar livre e protegido do sol graças à vasta área verde de 22 mil metros quadrados no bairro do José Menino.  

Projetado para reproduzir ambientes da Mata Atlântica. O espaço concentra cerca de 1.500 árvores e arbustos de diferentes espécies, incluindo plantas como pau-brasil, ipê-roxo, pau-ferro e embaúba. A maior delas é o pau-rei, que chega a 30 metros de altura e chama a atenção dos visitantes logo na entrada.

Inaugurado em 1945, o parque reúne aproximadamente 3.500 orquídeas de 120 espécies e cerca de 500 animais de 70 espécies. Parte dos animais circulam livremente pelo ambiente, como pavões, cotias, jabutis e saguis. Outros ficam em recintos próprios, entre eles veados, lontras, bugios, macacos-aranha, micos-leões-dourados, jacarés e cobras. O Orquidário também funciona como abrigo para diversas aves e pássaros silvestres, além de borboletas e peixes no lago central.

Entre os espaços mais procurados estão o Jardim Sensorial, que proporciona experiências com diferentes tipos de solo, e o Viveiro de Visitação Interna, onde os visitantes podem observar as aves bem de perto. Um lago com ponte, áreas de descanso, parque infantil, o Espaço Equilíbrio para relaxamento e a Ecoloja, com artesanato local, completam o passeio. O parque é acessível.

Integrado ao roteiro turístico da Cidade, que inclui o Centro Histórico, o Aquário Municipal (fechado para obras), o Memorial das Conquistas do Santos FC e os jardins da orla, o Orquidário se destaca como opção tranquila e educativa para quem visita Santos durante as festas de fim de ano e as férias escolares.

Para a catarinense Maria Isabel Correia, 40 anos, que visitava o parque acompanhada do marido e dos três filhos, o Orquidário é uma opção de lazer educativa, divertida e ao ar livre. "A gente sempre vem passar as férias em Santos e sempre visitamos o Orquidário com as crianças. O parque é bonito, bem cuidado e dá para ver os animais de perto. É um passeio tranquilo, que foge um pouco da correria da praia e agrada toda a família”, conta a turista de São Francisco do Sul.

O parque funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. A bilheteria fecha às 17h30. Excepcionalmente até 26 de janeiro, o local abrirá às segundas-feiras, para atender turistas da temporada de cruzeiros, fechando às terças para manutenção. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5 a meia-entrada.

Menores de 8 anos e maiores de 65 anos têm entrada gratuita; desconto de 50% para estudantes e professores, com apresentação de documento. Também pagam meia entrada crianças maiores de oito anos e que tenham até 12 anos. O endereço é Praça Washington s/nº, José Menino. Linhas de ônibus que dão acesso ao parque: 7, 30, 40, 53, 77

Fotos: Henrique Teixeira

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros itens do ODS.