Apresentação musical
NOTÍCIAS

Fim de semana tem concertos de Natal, festival de forró e muito mais em Santos

on

CINEMA
 
Cine Arte Posto 4 - ‘Mostra Cinquentões’

A programação gratuita de férias do Cine Arte Posto 4 oferece, nesta primeira semana, a ‘Mostra Cinquentões’, com filmes clássicos que em 2025 comemoraram 50 anos de suas primeiras exibições. A mostra reúne obras marcantes da história do cinema, oferecendo ao público a oportunidade de reviver ou descobrir pela primeira vez, títulos que atravessaram gerações e seguem relevantes até hoje. Quem comparecer, poderá conferir a exibição de um filme diferente ao dia, com sessões às 16h, 18h30 e 21h. Confira as opções da semana: ‘Profissão: Repórter’ (dia 18); ‘Um Estranho no Ninho’ (dia 19); ‘Iracema - Uma Transa Amazônica’ (dia 20); ‘Tubarão’ (dia 21); ‘Lição de Amor’ (dia 22); ‘A História de Adele H’ (dia 23).

Quando: de quinta (18) a quarta-feira (23). Nos dias 24 e 25 o cinema estará fechado
Horários: sessões às 16h, 18h30 e 21h
Local: Cine Arte Posto 4. Av. Vicente de Carvalho s/nº, próximo ao canal 3
Entrada gratuita

Miss - exibição do curta ‘Novo Atendimento’

O Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) abriga a exibição do curta-metragem ‘Novo Atendimento’. Dirigido, roteirizado e protagonizado por Tales Ordakji, o filme narra a jornada de Lipe, um jovem apreciador de café que se vê confrontado com as barreiras digitais ao tentar fazer um simples pedido em uma cafeteria recém-inaugurada. Ao transformar uma atividade cotidiana em um labirinto de comandos, interfaces e contratempos, o curta lança um olhar crítico e contemporâneo sobre o impacto da tecnologia e da lógica do mercado sobre a experiência humana e os rituais urbanos mais triviais. Elenco: Cris Eifler, Cibele Gonçalves, Tales Ordakji. 


Quando: quinta-feira (18) 
Horários: 16h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias)
Gratuito

Lançamento da 7ª Temporada da Websérie Doc de Domingo

Projeto audiovisual que se consolidou como um importante registro da memória cultural e social da Baixada Santista, a Websérie ‘Doc de Domingo’ lança sua 7ª temporada nesta segunda-feira (22), no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Nesta nova temporada, a série volta seu olhar para grupos históricos de teatro da cidade de Santos, destacando coletivos, artistas e experiências que ajudaram a formar o cenário teatral local e influenciaram gerações. Por meio de depoimentos e imagens de arquivo, Doc de Domingo preserva histórias que muitas vezes não estão nos registros oficiais, mas permanecem vivas na memória da cidade. A proposta é valorizar a produção cultural santista, reconhecer a importância do teatro como ferramenta de expressão, resistência e transformação social, e ampliar o acesso do público a essas narrativas por meio do audiovisual. Realização: Parada Santos, Doc de Domingo e Orvalho Filmes.

Quando: segunda-feira (22)
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. 
Gratuito

EXPOSIÇÃO

Canais Caiçaras

‘Canais Caiçaras" é uma mostra artística que propõe um diálogo entre as linguagens de pintura, graffiti, instalação e expressão contemporânea - criando um conjunto de obras que se ‘cruzam como canais’. Abrindo caminhos simbólicos entre mar, corpo, território e imaginário, ‘Canais Caiçaras’ celebra a força, a identidade e a pluralidade da arte produzida no litoral paulista. A mostra reúne trabalhos de quatro artistas: Hugo Leal, “A fase”, Costa Villar e Dicart compõem o núcleo central da exposição, além das artistas convidadas, Milk e Lu Pinheiro. O projeto constrói uma travessia visual que se inspira na paisagem, nos gestos e nas memórias caiçaras que moldam a cultura de Santos. Neste contexto, cada artista, com sua poética particular, acrescenta um fluxo, um movimento e uma camada sensível ao percurso da mostra. A curadoria é de Leonardo Mateo/Art Space.

Visitação gratuita até 30 de dezembro, de segunda a sexta, das 13h às 18h. Dias 24, 25 e 26 a Galeria estará fechada. 
Local: Galeria de Arte Braz Cubas. 2º piso do Teatro Municipal - Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

Pontos Mis - ‘Cartazes Terror no Cinema’

Os cartazes levam os filmes para além das salas de cinema. Também chamado de pôster, o cartaz cinematográfico convida o público a ir ao cinema. É através dele que o espectador tem o primeiro contato com o filme. Criado para estimular a imaginação e o interesse do público de diferentes formas, esta peça é uma forma de comunicação visual fundamental ao cinema. ‘Cartazes Terror no Cinema’ é uma seleção de pôsteres que estavam presentes na megaexposição ‘Terror no Cinema’, que aconteceu no MIS-SP entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. A série que circula pelo Pontos MIS traz cartazes clássicos de filmes de gênero terror, como ‘O Gabinete do Dr. Caligari’ (1920), ‘O Bebê de Rosemary’ (1968), ‘Alien, o oitavo passageiro’ (1979), ‘O iluminado’ (1980), e de filmes mais recentes, como ‘Bruxa de Blair’ (2016) e ‘Midsommar’ (2019).

Quando: até 22 de janeiro. Atenção, o Miss estará fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.
Horário: visitação de segunda à sexta-feira, de 14h às 20h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) - Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Gratuito

‘Mulheres de luta: Força e pluralidade’
A Galeria de Arte  ‘Nelson Penteado de Andrade’ - Prodesan (Praça dos Expedicionários, 10 - Gonzaga) recebe a exposição ‘Mulheres de luta: Força e pluralidade', da fotógrafa Bete Nagô. A mostra é um compilado dos últimos 12 anos de registros fotográficos dos principais movimentos de mulheres na região da Baixada Santista. São imagens que retratam manifestações, movimentos culturais, políticos e artísticos com mulheres das mais diversas camadas sociais capturadas pelo olhar da fotógrafa. As imagens apresentam professoras, assistentes sociais, atrizes, cantoras, cozinheiras, mães, donas de casa, doutoras, cantoras, manicures, mulheres em toda sua pluralidade e especificidade. 
Visitação: até sexta-feira (19), das 8h às 18h
Local: Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade - Prodesan (Praça dos Expedicionários, 10 – Gonzaga
Entrada Gratuita

Sesi - Exposição ‘Territórios Invisíveis: Bela Vista’
A Galeria do Sesi recebe a exposição fotográfica itinerante ‘Territórios Invisíveis: Bela Vista’, de Mariana Cosmassi. A mostra retrata a Comunidade Bela Vista, no Morro Vila Progresso.  O  projeto idealizado no 11º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes de Santos, entre potencialidades e fragilidades, revela as histórias de vida e resistência de quem habita um território muitas vezes invisível aos olhos da cidade.
Visitação: até 31 de janeiro de 2026 de dezembro, das 8h às 18h
Local: Sesi - Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 - Chico de Paula, Santos. Visitação por agendamento pelo link: https://www.sesisp.org.br/evento/b199595a-f185-42a5-a514-a6aebc6c4a90/territorios-invisiveis-bela-vista

LITERATURA

Lançamento - ‘Corte & Sutura’

O diretor teatral e dramaturgo Gilson de Melo lança o livro ‘Corte & Sutura’, com noite de autógrafos da obra - que reúne textos teatrais de sua autoria, escritos nos últimos vinte anos, reunidos pela primeira vez em livro. São nove textos escritos ao longo de sua carreira, obras encomendas para serem montadas e levadas à cena pelo TEP, Teatro Experimental de Pesquisas, da Unisanta, grupo dirigido por Gilson. Eles registram espetáculos de montagens acolhidas com boa repercussão junto à crítica e ao público, que conquistaram  plateias e prêmios ao longo das suas trajetórias. O artista, escritor e diretor Gilson de Mello Barros entrou para o grupo TEP - Teatro Experimental de Pesquisas no início da década de 70 e, em 1980 assumiu a direção e coordenação, seguindo até hoje. Referência no mundo cultural de Santos e região, com apresentações também em outras cidades, o grupo tem criado produções audiovisuais associadas ao universo digital, aproximando-se de um público mais jovem. A obra contou com apoio oferecido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, através da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc, e seu lançamento tem o apoio da Secretaria  de Cultura. A entrada é franca.

Quando: quinta-feira (18)
Horário: a partir das 19h
Local: Espaço Vip da Galeria de Arte Braz Cubas. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
Gratuito

MÚSICA

Concerto de Natal da Camerata Jovem Santista

A Camerata Jovem Santista promove concerto de Natal em nova data e local. A apresentação será nesta sexta-feira (19), no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Espaço Juan Manoel Serrano, popularmente conhecido como 'Queijo'). Sob a regência do maestro Rômulo Moreira, a Camerata Jovem Santista apresenta temas nacionais e internacionais, além do tradicional repertório natalino.

Quando: sexta-feira (19)
Horário: 15h30
Local: - Centro de Cultura Patrícia Galvão (Espaço Juan Manoel Serrano, popularmente conhecido como 'Queijo'). Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
Gratuito

Coral Municipal na Área Continental

O Coral Municipal de Santos faz duas apresentações especiais neste sábado (20), na Área Continental, nos bairros Monte Cabrão e Caruara. O repertório inclui trechos de dois espetáculos que foram destaque neste ano de 2025. A  montagem ‘Sou brega sim, quem não é?’ exibirá ao público clássicos da música ‘brega’ brasileira que marcaram as décadas de 1960, 1970 e 1980. Sucessos como ‘Sonhos’, ‘Porque Brigamos’, ‘Fogo e Paixão’, ‘Cadê Você’, ‘Ex Mai Love’ e ‘O Meu Sangue Ferve Por Você’ constam no repertório. A outra parte da apresentação reúne canções do espetáculo ‘Tributo a Ivan Lins’, com músicas como ‘Madalena’; ‘Abre-alas’; ‘Cartomante’; ‘Desesperar Jamais’; entre outras. O Coral tem regência de Nailse Machado (titular) e Fernando Pompeu (adjunto).

Quando: sábado (20)
Locais: Praça Central do Monte Cabrao (12h) e Praça Central do Caruara (15h) 
Gratuito

Sinfônica de Santos na Igreja do Embaré

O Concerto de Natal 2025 da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) é atração neste sábado (20), às 19h30, na Basílica de Santo Antônio Embaré. A sinfônica santista executará duas peças do compositor Gabriel Fauré: ‘Pavane’ e ‘Réquiem’, além de canções natalinas. Gabriel Urbain Fauré foi um compositor, organista, pianista e professor francês. Considerado um dos mais proeminentes compositores franceses de sua geração, seu estilo musical influenciou muitos compositores do século XX. A entrada é gratuita. Não haverá retirada antecipada de ingresso, bastando ao público chegar antecipadamente à igreja.

Quando: sábado (20)
Horário: 19h30
Local: Basílica de Santo Antônio Embaré. Av. Bartolomeu de Gusmão, 32
Gratuito

Chorinho no Aquário

O projeto ‘Chorinho no Aquário’ será palco de uma grande homenagem a um dos grupos que marcam a cultura da Cidade: Os Chorões Santistas. A cantora Didi Gomes, filha de Ayrton do Violão, fundador do grupo, foi a escolhida para dar voz ao repertório autoral do grupo. Neste sábado o grêmio cultural Os Chorões Santistas completa 63 anos de fundação, e seu fundador, já falecido, completaria 89 exatamente no mesmo dia. A cantora está acompanhada por Dario 7 Cordas (violão), Andrezinho (cavaco), Anderson Fortes (pandeiro) e Luan Pablo (sopro). O Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, e tem apoio institucional do Clube do Choro de Santos. Apoios: Santos Brasil, Transbrasa e Autoridade Portuária de Santos, por meio da legislação federal de incentivo à cultura - Lei Rouanet.

Quando: sábado (20)
Horário: 18h 
Local: Praça Luiz La Scala - Ponta da Praia
Entrada gratuita. Se chover, a apresentação será cancelada

ATIVIDADES

Casa das Culturas

Nesta quarta-feira (17), às 15h30, tem a Oficina de Contos de Natal com Flávio Viegas Amoreira, e apresentação do Coral Novo Canto (Coral de Natal), às 17h30. Sábado (20) o equipamento abriga: Leitura poética com Teresa Teixeira, do Projeto Luso Verso (14h30); lançamento do livro “Epifanias e Utopias” de Beatriz Duarte de Almeida (15h30); lançamento do livro autobiográfico “Os Itálicos São Meus” de Nina Berbérova, com palestra da professora Aurora Bernadini - USP (16h) e apresentação do Grupo Vocal “ Espalhando Sons”, sob a regência de Rosa Maria Aguiar e Camerata de violões do Grupo de Apoio a Inclusão Social e Profissional (GALP), às 18h. O espaço também abriga o Memorial José Bonifácio, com conteúdos sobre a vida e obra do santista José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patrono da Independência. A Casa funciona num imóvel centenário e restaurado da Rua Sete de Setembro, com gestão compartilhada entre a Fundação Arquivo e Memória de Santos e a Secretaria de Cultura.

Quando: quarta (17), às 15h30 e sábado (20), a partir das 14h30
Local: Casa das Culturas de Santos – Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova
Entrada gratuita

6º Festival Forró Pé na Areia

Dois dias de programação cultural gratuita e apresentação de grandes artistas do circuito nacional. Tudo isso estará presente no ‘Festival Forró Pé na Areia’ - que chega à sua sexta edição neste fim de semana, na Fonte do Sapo. O festival acontece sábado (20) e domingo (21), das 10h às 22h. Nos dois dias, a programação começa pela manhã com aulas de dança ministradas pelo professor Bruno Ayres, seguidas por exibições musicais e intervenções artísticas ao longo do dia. Ao todo, o encontro reúne 12 atrações entre bandas, trios e DJs, com representantes do forró tradicional e contemporâneo. Entre os destaques estão o Trio Dona Zefa e também Cléber Gonzaga, filho do sanfoneiro Lalá Gonzaga, primo em segundo grau de Luiz Gonzaga. Também se apresentam DJ Dani Castor, Duka Santos e Os Meninos do Groove, DJ Carcará, entre muitos outros nomes. Realizado tradicionalmente em dezembro, mês de nascimento de Luiz Gonzaga, o projeto Forró Pé na Areia tornou-se lei em Santos, desde 2023, passando a integrar oficialmente o calendário cultural do município.

Quando: sábado (20) e domingo (21)
Horário: das 10h às 22h
Local: Fonte do Sapo. Orla da Aparecida 
Programação e informações: Instagram @carcara_producoes 
Gratuito