Santistas e turistas se encantam com as histórias do Rei no Bonde Pelé
Em clima de festa pelos 85 anos do nascimento do Rei do Futebol, a Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos (Setur) promoveu, nesta quinta-feira (23), passeios especiais no Bonde Pelé.
O sino toca, e lá vai o elétrico histórico deslizando pelos trilhos do Centro Histórico , numa viagem que parece carregar não só o peso do tempo, mas também a história da Cidade e de um homem que fez o mundo inteiro se curvar diante de uma bola. No rosto dos passageiros, um misto de curiosidade e nostalgia. Cada movimento traz uma curiosidade sobre o Rei do Futebol.

Entre os passageiros, o turista de São José do Rio Preto Vinicius Cardoso, 33 anos, acompanhado da família, não esperava embarcar no Bonde Pelé. “Já vim a Santos, mas nunca tinha feito o passeio no bonde. Estar aqui nesta data, do aniversário de Pelé, realmente foi um presente. É impossível não se emocionar”.
RESTAURADO
O veículo, original do sistema de bondes da cidade do Porto, em Portugal, é uma das atrações mais simbólicas do turismo santista. Com quase cem anos de história, passou por uma restauração completa. Teve as estruturas de madeira trocadas, sistemas elétrico e mecânico revisados e, como toque moderno, uma TV de 24 polegadas exibindo imagens da trajetória de Pelé da Vila Belmiro às Copas do Mundo.

Com capacidade para 23 passageiros, o passeio tem duração média de 15 minutos e percorre os principais atrativos turísticos entre o Valongo e a Praça Mauá. Durante o trajeto, com muito entusiasmo, Nelson Carrera, 72 anos, guia da Setur há 13 anos, narra curiosidades sobre a vida e as conquistas do Rei do Futebol, intercalando informações sobre os pontos turísticos. “Cada passeio é uma forma de manter viva a história de Pelé e também de Santos. Ele é mais que um jogador, é parte da alma brasileira, de Santos, e esse bonde é um símbolo de gratidão e memória”, disse.

Ao final do trajeto, o bonde estaciona em frente ao Museu Pelé e todos aplaudem, como se estivessem diante de um templo do esporte.

VIVO
Em Santos, o Atleta do Século 20 segue vivo nos trilhos, nas memórias e no coração de quem nunca deixou de acreditar no poder do futebol. “Fazer esse passeio no Bonde Pelé, escutando a sua história e trajetória, além de conhecer os pontos turísticos de Santos, foi maravilhoso”, disse a publicitária de São Paulo Ana Meire, 42 anos.

SERVIÇO
A Linha Turística do Bonde opera de terça a domingo, das 10h30 às 17h, com saídas a cada 20 minutos. Ingressos a R$ 7 são vendidos na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1). Crianças até 5 anos no colo não pagam. Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos têm direito à meia-entrada.