Escultura de mulher em posição pensativa, feita em mármore branco, localizada no cemitério do Paquetá

Cemitério do Paquetá

INGRESSO

Gratuito

icone para ingresso

HORARIOS

7h às 17h

icone para horarios

ENDEREÇO

R. Dr. Cochrane - Paquetá, Santos - SP, 11013-100, Brasil

icone para endereco

Em meados de 1800, os santistas que não tinham muitos recursos, quando morriam, acabavam sendo enterrados em um terreno na parte de trás do Santuário Santo Antônio do Valongo. Já as famílias mais abastadas, e que mantinham contribuições generosas à Igreja, faziam seus enterros no interior de outras igrejas. Esta realidade mudou em 30 de novembro de 1854, quando foi inaugurado o primeiro cemitério municipal de Santos, o do Paquetá, que passou a concentrar os sepultamentos da Cidade.

Túmulos de personagens históricos

O cemitério é a última morada de personagens históricos de vulto nacional como o ex-governador Mário Covas e seu neto Bruno Covas (ex-prefeito de São Paulo), os ex-prefeitos santistas Luiz La Scala Júnior e Antônio Feliciano, o pintor Benedicto Calixto, os poetas Vicente de Carvalho e Martins Fontes, o professor e advogado Cleóbulo Amazonas Duarte, o escritor Júlio Ribeiro, o apresentador de TV Edson Bolinha Cury, entre outras pessoas que se projetaram para além dos limites da Cidade.

Uma das sepulturas que mais chamam a atenção é a do advogado João Galeão Carvalhal. O túmulo possui a imagem de uma mulher, em tamanho natural, debruçada sobre a peça chorando a perda do político abolicionista. Acima, há um busto ladeado por dois anjos.

Image
Túmulos diversos, com diferentes tamanhos e ornamentos
Esmeraldo Tarquinio, Silvério Fontes, Benedicto Calixto, Mario Covas e Galeão Carvalhal (ao centro

Caracteristicas

Observações