A atração conta com rotas fixas de sexta-feira a domingo e feriados: amarela (ligando a orla ao Centro Histórico), azul (transitando por toda a orla) e verde (conectando pontos turísticos relacionados ao Rei Pelé e o Santos Futebol Clube) e uma sazonal pelo Terminal Marítimo Giusfredo Santini/Concais, quando houver passageiros de cruzeiros em trânsito. Os usuários da linha ganharão pulseiras e poderão subir e descer dos veículos durante as paradas no caminho, além de trocar de linha durante todo o dia.
Parque Roberto Mário Santini - Emissário Submarino
O ônibus da Rota Verde parte do Parque Roberto Mario Santini, também conhecido como novo Quebra-mar. No parque, estão instalados Espaço Criança, pista profissional de skate com 1.100 m², ciclovia, mesas ao ar livre para jogos, gibiteca, arquibancada com capacidade para 600 pessoas junto ao quebra-mar, torre de observação para jurados em competições de surf, e áreas de convivência e de contemplação. Há também pistas para cooper e caminhadas, ciclovia e quadra de malha. O projeto do arquiteto Ruy Ohtake, inaugurado em 2009, atende às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube
Em seguida vai rumo ao Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro, a Vila mais famosa do Mundo. São 380m² para se divertir e conhecer lendas da vila mais famosa do mundo: a Vila Belmiro, bairro onde está o Estádio Urbano Caldeira, a casa do Santos FC. Instalado no térreo do estádio desde 17 de novembro de 2003, o Memorial apresenta momentos eternizados por ídolos de todos os tempos, alguns com espaços únicos, como Pelé e Neymar, além de 600 troféus, fotos, vídeos, prêmios, flâmulas e exposições temporárias.
Teatro Guarany
De lá segue pela Avenida Senador Pinheiro Machado (canal 1), passa pela Santa Casa de Misericórdia, marco de fundação da Vila do Porto de Santos. Passa pelo túnel e chega ao Centro Histórico. Logo se vê à esquerda, a Cadeia Velha, a Praça dos Andradas e o Teatro Guarany, à direita.
Museu Pelé
Neste ponto já está bem perto do Museu Pelé onde a parada é indispensável. Instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), o Museu Pelé apresenta a incrível trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol. No local, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do 'Atleta do século XX'. Nos 4.134m² do museu, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Pelé.
Centro Histórico
Dali também se tem acesso ao Museu do Café, Museu de Arte Sacra, Santuário de Santo Antônio do Valongo, o Restaurante Escola Estação Bistrô e vários outros pontos importantes.
Pantheón dos Andradas
Já na volta da Rota Verde o ônibus percorrerá a Avenida Antônio Prado, que beira a parte histórica do Porto e entra na Praça Barão do Rio Branco, onde está o conjunto do Carmo e o Pantheon dos Andradas.
Memorial Necrópole Ecumêmica - Mausoléu do Rei Pelé
Dali, começa o retorno, pelo mesmo túnel a caminho da Memorial Necrópole Ecumênica, onde se encontra o Mausoléu do Rei Pelé. O espaço conta com 200m² e duas estátuas douradas do craque na entrada. As obras dão as boas vindas aos visitantes, levando-os a um corredor que simula a entrada a um campo de futebol. Com paredes cobertas por fotos de momentos importantes da história do ídolo, a passagem dá acesso à sala com tapete de grama sintética, onde o corpo da lenda repousa.
Parque Roberto Mario Santini
Em seguida, retoma o Canal 1 e retorna ao Parque Roberto Mario Santini.