Santos é finalista no Prêmio Ibero-Americano 2025 com o Projeto de Turismo Cultural nas Igrejas
A cidade de Santos é finalista na categoria Inclusão e Sustentabilidade Social do Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente 2025. A premiação acontecerá amanhã (19) durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes, que ocorre em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
O projeto Turismo Cultural nas Igrejas, criado em 2004, integra a política pública da Prefeitura de Santos, com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade. A iniciativa proporciona aos visitantes uma experiência única, com monitorias gratuitas conduzidas por voluntários do Projeto Vovô Sabe Tudo.
Aproximadamente 50 idosos já desempenharam o papel de monitores, alcançando 266.360 visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer as igrejas participantes do projeto. Esses dedicados ‘vovôs’ compartilham seus conhecimentos sobre a história, arquitetura e arte, proporcionando um olhar mais profundo sobre a herança cultural local.
Este reconhecimento reafirma o compromisso de Santos com a promoção do turismo sustentável e inclusivo, criando um ambiente mais acessível e enriquecedor para os turistas, ao mesmo tempo que valoriza o saber e a experiência de seus moradores mais experientes.
O Projeto Vovô Sabe Tudo foi criado pela Lei Municipal nº 1.663, de 11 de março de 1998, e reformulado pela Lei Municipal nº 2.904, de 10 de maio de 2013 e é uma parceria da Prefeitura Municipal de Santos através das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Social e Cúria Diocesana.
Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios: ter mais de 60 anos, residir em Santos, ter uma renda familiar inferior a cinco salários mínimos e declarar possuir habilidades que possam ser compartilhadas com as novas gerações.