Imagem mostra uma mulher em pé ministrando uma palestra para um grupo de pessoas sentadas em uma sala de aula. Ao fundo, há uma tela de projeção com uma apresentação sobre atendimento a visitantes.
NOTÍCIAS

Setur forma profissionais e moradores para o bom acolhimento turístico em Santos

on

Garantir um atendimento de qualidade ao visitante é um dos pilares do turismo em Santos. Por isso, a Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Setur) mantém, há mais de 20 anos, um programa contínuo de formação e capacitação de profissionais que atuam diretamente com o público visitante, por meio da Seção de Formação e Capacitação (Seform).

Ao longo de sua trajetória, a Seform já qualificou centenas de trabalhadores de diferentes segmentos, entre eles taxistas, recepcionistas, garçons, guardas municipais e monitores de equipamentos públicos e museus. O objetivo é preparar esses profissionais para oferecer um atendimento humanizado, acolhedor e de qualidade, que reflita a hospitalidade santista e contribua para uma experiência positiva do turista na cidade.

Somente neste ano, a Seform realizou mais de 30 ações de capacitação. Foram treinados taxistas, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); seguranças dos shoppings Parque Balneário e Praiamar; garçons de restaurantes como o Pipa Pasta & Pizza, na Rua Gastronômica, e o Tasca do Porto, no Centro Histórico. Também foram promovidas palestras para artistas e artesãos do programa Feito em Santos e para servidores municipais durante as atividades da Escola Municipal de Administração Pública (EMAPs).

Além das ações pontuais, a Seform mantém, todas as segundas-feiras, encontros de formação continuada para os guias de turismo de Santos, com atualizações sobre atendimento, legislação e visitas técnicas aos principais atrativos da cidade.

Com o tempo, o trabalho da Seform foi além do setor profissional e passou a incluir também ações voltadas aos moradores de Santos. Professores, estudantes e grupos comunitários têm participado de atividades que buscam ampliar o conhecimento sobre a importância do turismo e os atrativos locais.

A proposta é incentivar o morador a valorizar o lugar onde vive e se tornar um embaixador da cidade, contribuindo para que a experiência do visitante seja ainda mais positiva. Afinal, quanto mais o santista conhece e se orgulha de Santos, melhor ele representa o município.

Para a Setur, o turismo é uma das atividades mais abrangentes e estratégicas para o desenvolvimento local, movimentando a economia, gerando empregos e fortalecendo a imagem da cidade.

Grupos, instituições e profissionais interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a equipe da Seform pelo e-mail seform-setur@santos.sp.gov.br