Agenda destaca festivais de curtas e de circo, Semana Leia Santos e muito mais
CINEMA
Cine Arte Posto 4 - O Último Azul
Em ‘O Último Azul’, um Brasil distópico possui uma política de exílio forçado contra seus idosos. A ideia é permitir que os jovens possam produzir sem se preocupar com os mais velhos, assim, o governo transfere esse grupo para colônias habitacionais onde eles possam "desfrutar" de seus últimos dias de vida. Entra em cena Tereza, uma mulher de 77 anos que mora numa cidade industrializada na Amazônia. Quando chega sua hora e ela recebe um chamado do governo para abandonar sua casa e residir na colônia, Tereza deseja realizar seu último desejo antes de ser compulsoriamente expulsa de seu lar e enviada para longe. Ela, então, embarca numa viagem pelos rios e afluentes da região, sem imaginar que essa viagem mudará o rumo de sua vida para sempre. Direção: Gabriel Mascaro. Elenco: Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás. Classificação: 14 anos.
Quando: em cartaz de quinta (6) a quarta-feira (12), exceto domingo (9), quando o local exibirá a Mostra Nuno Leal Maia, dentro do Festival Curta Santos.
Horários: sessões às 16h, 18h30 e 21h
Local: Cine Arte Posto 4. Av. Vicente de Carvalho s/nº, próximo ao canal 3
Entrada: R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,50 (meia). Pagamento temporariamente só em dinheiro.
Miss - documentário ‘Ilha da Exclusão’
Entre o mar e a lama, entre o cartão-postal e a periferia, existe uma ilha dividida. Conhecida como ‘Terra da Liberdade’, essa ilha é, na verdade, um dos territórios mais segregados racialmente do Brasil. O documentário ‘A Ilha da Exclusão’ revela as memórias apagadas de quilombos, cortiços e palafitas, denunciando a violência policial contra a juventude negra e celebrando a força da cultura como resistência. Costurando arquivos, poesia e depoimentos, o filme questiona: que futuro é possível em uma ilha construída sobre o esquecimento? Direção: Marina Pereira. Elenco: Augusto Pakko e Marcos Augusto da Silva Ferreira. Classificação: Livre.
Quando: quinta-feira (6)
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Curta Santos - Abertura
A abertura oficial do Curta Santos 2025 acontece no Teatro Guarany, nesta quarta-feira (5), às 19h30, com a exibição do filme ‘O Último Azul’. A 23ª edição do festival destaca a diversidade e a força do audiovisual da Baixada Santista e do Brasil. Em ‘O último azul’, Tereza, de 77 anos, viveu toda a sua vida em uma pequena cidade industrializada na Amazônia, até o dia em que recebe uma ordem oficial do governo para se mudar para uma colônia de moradias para idosos. A abertura no Guarany contará também com a presença do ator santista Nuno Leal Maia, homenageado desta edição, que receberá o Troféu Cláudio Mamberti. O evento segue até domingo (9) e contará com a exibição gratuita de 59 produções audiovisuais, entre curtas, longas-metragens e videoclipes da região da Baixada Santista e de outras partes do País, além da realização do Fórum do Audiovisual Santista. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura. A programação completa está disponível nas redes sociais do evento @festivalcurtasantos
Quando: quarta-feira (5)
Horário: 19h30
Local: Teatro Guarany. Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico.
Os ingressos para abertura são gratuitos e devem ser retirados a partir das 18h30.

Cinemateca - ‘Panorama Terror’
No filme ‘Desafio do Além’ (The Haunting), o Dr. Markway (Richard Johnson) pesquisa a existência de fantasmas e escolhe a Hill House, mansão de 90 anos na Nova Inglaterra marcada por mortes, violência e loucura. Ele estará acompanhado por Luke Sanderson (Russ Tamblyn), cético e herdeiro da casa, pela clarividente Theodora (Claire Bloom) e por Eleanor Lance (Julie Harris), insegura e dotada de dons psíquicos que a ligam aos espíritos. Dr. Markway vai descobrir que todos enfrentam algo muito maior e mais aterrorizante do que poderiam imaginar. Direção: Robert Wise. Classificação: 12 anos.
Quando: sábado (8)
Horário: 20h
Local: Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande.
Gratuito

Cine Arte - Curta Santos: Mostra Nuno Leal Maia
Três produções serão exibidas domingo (9), no Cine Arte Posto 4, dentro do Festival Curta Santos, com a ‘Mostra Nuno Leal Maia’. 16h o público confere o filme ‘Louco Por Cinema’, de André Luiz Oliveira. Na história um diretor de cinema é encontrado morto nas filmagens de sua nova obra. Ao lado do corpo de Eugênio, o jovem Lula, apresentando sinais de insanidade, é preso em um manicômio judiciário. Às 18h30 tem o longa Águia na Cabeça, de Paulo Thiago
Ambientado no Rio de Janeiro, narra a disputa pelo controle do jogo do bicho gerando uma teia de poder, corrupção e violência. Para finalizar, às 21h, é exibido ‘Bem Dotado, Homem de Itu’, de José Miziara. No enredo, Lírio (Nuno Leal Maia) é um caipira ingênuo, nascido em Itu. Devido às gigantescas proporções de seu membro, ele vai à cidade grande, onde se transforma em um "homem objeto" para mulheres da classe alta.
Quando: domingo (9)
Horários: sessões às 16h, 18h30 e 21h
Local: Cine Arte Posto 4. Av. Vicente de Carvalho, s/nº, próximo ao Canal 3
Entrada: gratuita

Cineclube Broadway Voices - ‘Tudo Bem No Ano Que Vem’
Na comédia romântica ‘Tudo Bem No Ano Que Vem’, Doris (Ellen Burstyn) e George (Alan Alda), um casal de amantes, mantêm um caso por mais de 25 anos, mas com uma peculiaridade: se encontram apenas um fim de semana por ano. No decorrer deste relacionamento é traçado um perfil das mudanças ocorridas na América desde o início dos anos 50. Direção: Robert Mulligan. Elenco: Ellen Burstyn, Alan Alda. Classificação: 12 anos.
Quando: segunda-feira (10)
Horários: às 15h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias)
Gratuito

Ponto Mis
Em uma mistura eletrizante de artes marciais e suspense, ‘A Princesa da Yakuza’ conta a história de Akemi (Masumi Tsunoda), filha de um poderoso chefe da Yakuza assassinado no Japão. Para protegê-la, ela é enviada ainda bebê ao Brasil. Duas décadas depois, Akemi descobre suas origens e passa a ser perseguida por inimigos que desejam eliminá-la. Ao seu lado, estão Takeshi (Tsuyoshi Ihara), um leal capanga de seu falecido pai, e um misterioso estrangeiro com amnésia (Jonathan Rhys Meyers), cuja presença mudará o rumo de sua jornada. Direção: Vicente Amorim. Elenco: Masumi, Jonathan Rhys Meyers, Tsuyoshi Ihara. Classificação: 16 anos
Quando: segunda-feira (10)
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias

‘Sala Carlos Mauri Alexandrino’ - Vila Criativa da Penha
O filme ‘Ponte Para Terabítia’ é o destaque da semana na Vila Criativa da Penha. Na história, Jess Aarons (Josh Hutcherson) sente-se um estranho na escola e até mesmo em sua família. Durante todo o verão ele treinou para ser o garoto mais rápido da escola, mas seus planos são ameaçados por Leslie Burke (Anna Sophia Robb), que vence uma corrida que deveria ser apenas para garotos. Logo Jess e Leslie tornam-se grandes amigos e, juntos, criam o reino secreto de Terabítia, um lugar mágico onde apenas é possível chegar se pendurando em uma velha corda, que fica sobre um riacho perto de suas casas. Lá eles lutam contra Dark Master (Matt Gibbons) e suas criaturas, além de conspirarem contra as brincadeiras de mau gosto que são feitas na escola. Classificação: Livre. Direção: Gábor Csupó. Elenco: Josh Hutcherson, Anna Sophia Robb, Zooey Deschanel
Quando: dia 12 de novembro (quarta-feira)
Sessões: 14h30
Local: Vila Criativa da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39 - Saboó)
Entrada gratuita.

EXPOSIÇÃO
‘Por dentro do ateliê II – artistas visuais de Santos’
‘Por dentro do ateliê II – artistas visuais de Santos’ é um registro atual da produção artística da Cidade, com imagens em livro e uma exposição coletiva. O projeto, contemplado pelo Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes de Santos (conhecido como Facult), é lançado seis anos após a primeira edição, realizada em 2019, por meio do 7º Facult. O Projeto retorna com a proposta de apresentar mais dez artistas da Cidade, novamente contemplado com o prêmio. O ponto de partida para este segundo volume foi uma lista com nomes de destaque da atualidade: Lidia Malynowskyj, Elver Savietto, Adriano Dicart, Ramon Arzerra, Alê Vilaverde, Rachel Midori, DeLone, Vevss Barba, a FASE! e Natália Brescancini. Os artistas são criadores de diferentes origens, gerações, técnicas e estilos, como pintura, gravura, grafite e escultura, que tiveram sua produção registrada em reportagens, fotos e vídeos realizados ao longo do segundo semestre de 2025.
Quando: abertura na sexta-feira (7), às 18h30
Visitação até dia 28 de novembro, de segunda a sexta, das 13h às 18h
Local: Galeria de Arte Braz Cubas (2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão - Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias).
Entrada gratuita.

‘Paquetá: Fragmentos de uma Cidade em Transformação’
O Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) apresenta a exposição ‘Paquetá: Fragmentos de uma Cidade em Transformação’, que propõe um mergulho sensível e histórico no processo de decadência urbana do tradicional bairro santista, desde o início do século XX até os dias atuais. A mostra reúne fotografias tratadas com o auxílio de inteligência artificial, mapas que mostram a evolução do bairro e depoimentos registrado em um documentário que revelam como o Paquetá — um dos bairros mais antigos de Santos e marco do desenvolvimento industrial e portuário da cidade — foi gradualmente perdendo vitalidade urbana e valor simbólico. A exposição convida o público a refletir sobre as transformações sociais, econômicas e arquitetônicas que moldaram a paisagem do bairro ao longo do tempo. Mais do que um registro histórico, ‘Paquetá: Fragmentos de uma Cidade em Transformação’ busca provocar um olhar crítico sobre o impacto do crescimento desordenado, das mudanças no uso do solo e da ausência de políticas de preservação do patrimônio. As imagens e relatos apresentados revelam as marcas de uma cidade em constante tensão entre progresso e memória. A exposição é uma realização do Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), com curadoria da Universidade São Judas - Campus Unimonte, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Santos e Universidade São Judas.
Visitação até 12 de novembro
Horário: de segunda a sexta, das 14h às 20h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos. Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias.
Gratuito

Exposição ‘Corpo Território – uma poética no manguezal’
Entre o lodo e o mangue, dois corpos se fundem à paisagem. Célia Faustino e Estela Vajda dançam com a ausência e o excesso - a terra úmida, o vento, o lixo. Assim nasce ‘Corpo Território - uma poética no manguezal’, exposição que será inaugurada no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) na próxima quarta-feira (5), às 19h. A mostra investiga o encontro entre o corpo humano e o corpo do território, propondo uma reflexão sensível sobre pertencimento, resistência e transformação. Com fotografias de Biga Appes e montagem de Bia Maran, o trabalho traduz a experiência de artistas que atravessam o manguezal e se deixam atravessar por ele. No Miss, ‘Corpo Território’ será apresentada junto à exposição ‘Paquetá: Fragmentos de uma Cidade em Transformação’, criando um diálogo entre diferentes olhares sobre a cidade, o ambiente e o corpo. O projeto foi contemplado no 11º Facult – Fundo de Assistência à Cultura de Santos (2024), promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Santos.
Visitação até 12 de novembro, de segunda a sexta, das 14h às 20h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos. Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias.
Gratuito

Exposição ‘Do Analógico à Inteligência Artificial - Simples Assim’
A exposição Do Analógico à Inteligência Artificial – Simples Assim, do fotógrafo Tom Leal, propõe um diálogo instigante entre diferentes tempos e linguagens da imagem. A mostra reúne colagens, fotografias analógicas, digitais e imagens geradas por inteligência artificial, convidando o público a refletir sobre a evolução da tecnologia e suas múltiplas formas de expressão visual. Com uma trajetória marcada pela experimentação, Tom Leal transita por universos como publicidade, moda e arquitetura, sempre buscando novas maneiras de olhar o mundo por meio da fotografia.
Visitação: até 14 de novembro, de segunda a sexta, das 13h às 18h
Local: Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade - Prodesan (Praça dos Expedicionários, 10 – Gonzaga
Entrada Gratuita
DUO DRAG ‘Retratos da Arte Drag em Foco’
A exposição Duo Drag, do fotógrafo Paulo Vitale, celebra a potência, a liberdade e a diversidade da arte drag. Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra apresenta retratos e depoimentos de 30 drag queens da cena paulistana, em visuais performáticos e também em registros do cotidiano, revelando camadas de identidade, resistência e criatividade. A exposição propõe uma reflexão sensível sobre expressões de gênero e liberdade artística, valorizando trajetórias que marcaram gerações, como Silvetty Montilla e Marcia Pantera, ao lado de novas vozes da cena. Esta montagem homenageia Kaká Di Polly, pioneira da arte drag, falecida em 2023. Duo Drag é um manifesto visual em prol da diversidade, da representatividade e do respeito, com vídeos e relatos que reforçam a importância dessa expressão artística nos espaços culturais.
Visitação: até 28 de novembro, de segunda a sexta, das 13h às 18h
Local: Galeria de Arte Patrícia Galvão (3º piso do Teatro Municipal), Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias
Entrada gratuita
LITERATURA
Leia Santos
Abrindo o mês, nesta quinta-feira (6), das 15h às 19h, o projeto encerra as atividades da Semana Leia Santos 2025 nos jardins da praia em frente à Biblioteca Mário Faria (Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº, Aparecida). O evento celebra os 19 anos da iniciativa e homenageia seu criador, o poeta Valdir Alvarenga, com uma tarde de atividades que inclui distribuição de livros, varal de poesias, feira literária com escritores da região, sarau e exibição de documentário.
Quando: quinta-feira (6)
Horário: das 15h às 19h
Local: em frente à Biblioteca Mário Faria. Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº, Aparecida.
Gratuito
Dia da Mulher Maravilha - Comemoração dos 50 Anos da Série de TV
A Gibiteca abriga neste sábado (8) a exibição do primeiro episódio da série da Mulher Maravilha de 1975 e um bate-papo em comemoração aos 50 anos da série - com Lilliam Tavares e mediação de Laluña Machado. Lilliam Tavares é historiadora e criadora da página Colecionismo Maravilha no Instagram, onde compartilha fotos de sua coleção pessoal, composta por mais de 400 itens da Mulher-Maravilha, além de publicar notícias e conteúdos autorais sobre a personagem. É coautora do livro ‘Amazona – 80 anos da Mulher-Maravilha’, com um capítulo dedicado à trajetória da heroína na TV e no cinema, participando também de vários eventos que abordam este tema e a representatividade feminina nos filmes de super-heróis. Em 2021, realizou uma exposição na Gibiteca, onde exibiu parte de sua coleção pessoal e, no mesmo ano, fez a curadoria da exposição virtual ‘Mulher-Maravilha 80 anos – Trajetória da Princesa Amazona nas Telinhas e Telonas’, que fez parte da programação do Santos Film Fest.
Quando: sábado (8)
Horário: a partir das 15h30
Local: Gibiteca Marcel Rodrigues Paes. Posto 5 - orla do Boqueirão
Gratuito

TEATRO
Vozes Veladas no Rádio Clube
Após realizar uma oficina no Centro de Convivência Rádio Clube - Ceconv-RC, o grupo ‘O Coletivo (a)gente’ apresenta o espetáculo cênico-musical ‘Vozes Veladas’ nesta quinta-feira (6). A montagem traz luz a textos teatrais censurados durante a ditadura militar no Brasil, entre os anos de 1964 e 1968, promovendo uma imersão crítica e poética sobre o período da repressão até os dias atuais. O grupo transforma o palco num caleidoscópio de conteúdos, mesclando música ao vivo, leitura de textos censurados, projeções e contextualização histórica. Um destes textos é ‘Reportagem de um Tempo Mau’, de 1965, de autoria do artista santista Plínio Marcos e ainda desconhecido do público. A montagem é destinada ao público que frequenta o espaço, mas também haverá retirada de ingressos para o público em geral, a partir das 13h30. Classificação Indicativa: 14 anos. A ação é uma contrapartida do 11º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes, da Secretaria de Cultura de Santos (conhecido como Facult).
Quando: quinta-feira (6)
Local: Centro de Convivência Rádio Clube - Ceconv-RC (Rua Brigadeiro Faria Lima s/nº)
Horário: 14h30
Gratuito. Com retirada de ingressos a partir das 13h30.

Sesi - ‘Experimentando Histórias de Clarice Lispector’
Dentro do projeto ‘Território Sesi-SP de Arte e Cultura - Literatura’ o Sesc Santos apresenta ‘Experimentando Histórias de Clarice Lispector’. No enredo, a história de uma mulher que, sem tantos rodeios, confessa que matou os próprios peixes. Decidida a deixar claro que tudo o que fez não foi de caso pensado e que gosta dos animais, relembra de seus bichos naturais e ‘não naturais’. Entre relatos de carinho, saudade e sua contínua batalha contra baratas, desvendamos sua verdadeira essência e aprendemos um pouco mais sobre suas relações. A montagem é do grupo Experimentando Histórias. Categoria: Narração de Histórias.
Quando: quinta-feira (6)
Horários: 10h e 15h
Local: Sesi Santos. Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 - Santa Maria
Ingressos: Gratuito e reserva no site https://www.sesisp.org.br/evento/d6964312-4373-448d-bf31-a0ca2a33af33/experimentando-historias-de-clarice-lispector

Sesi - ‘Noite’
O Projeto: Parcerias / Projetos Locais - Artes Cênicas apresenta no Sesi Santos o espetáculo ‘Noite’, dirigido por Maria Tornatore. Em um tom gentilmente cômico e melancólico, o espetáculo sugere uma disjunção emocional no diálogo de um casal, que rememora o dia em que se conheceram. Cada um lembra, de forma diferente, este momento e esta diferença faz refletir quase uma divisão trágica. Com texto adaptado por Maria Tornatore, esta montagem do Grupo Teatro de Teatro traz à cena 5 casais de diferentes idades, que contam, numa mistura entre as linguagens da dança e do teatro, uma história de amor em decadência psicológica, revelando uma profunda solidão a dois.
Quando: sábado (8)
Horários: 16h, 18h e 20h
Local: Sesi Santos. Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 - Santa Maria
Ingressos: gratuito e reserva no site https://www.sesisp.org.br/evento/16338ce1-0316-48d6-85a3-bdc481aaf6e1/noite

MÚSICA
Chorinho no Aquário
Um passeio pelo cancioneiro popular poderá ser conferido durante o projeto ‘Chorinho no Aquário’ deste sábado (8), com Ary Borges e banda. Os músicos se apresentam com a promessa de relembrar canções que marcaram gerações, como ‘O Mundo é um moinho’, ‘A voz do morro’ e muito mais. O repertório inclui obras de grandes compositores do País, como Benito de Paula, João Nogueira e Cartola. Além de Ary, completam o time os instrumentistas Dario (violão), César (bandolim e cavaco) e Wilson (percussão). O Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, e tem apoio institucional do Clube do Choro de Santos. Apoios: Santos Brasil, Transbrasa e Autoridade Portuária de Santos, por meio da legislação federal de incentivo à cultura - Lei Rouanet.
Quando: sábado (8)
Horário: 18h
Local: Praça Luiz La Scala - Ponta da Praia
Entrada gratuita. Se chover, a apresentação será cancelada

ATIVIDADES
Casa das Culturas
A Casa das Culturas de Santos recebe programação especial neste sábado (8). Às 14h30, acontece uma oficina literária com o escritor Flávio Viegas Amoreira, curador da Casa. Em seguida, às 15h30, o médico da USP e professor René Mendes ministra a palestra ‘Os sentidos do trabalho: reflexões de um trabalhador feliz, porém preocupado’. Encerrando o dia, às 17h, o público poderá conferir o Festival Café Caribenho, com recital poético e apresentação musical. O espaço também abriga o Memorial José Bonifácio, com conteúdos sobre a vida e obra do santista José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patrono da Independência. A Casa funciona num imóvel centenário e restaurado da Rua Sete de Setembro, com gestão compartilhada entre a Fundação Arquivo e Memória de Santos e a Secretaria de Cultura.
Quando: sábado (8)
Horário: a partir das 14h30
Local: Casa das Culturas de Santos – Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova
Entrada gratuita
Batalha Grape Beats + Batalha do Céu
O Teatro Rosinha Mastrângelo abriga a ‘Batalha Grape Beats + Batalha do Céu’ neste sábado (8). O evento contará com batalha de beats, onde os beatmakers vão soltar seus instrumentais, e o público, juntamente com os jurados, escolherão os melhores beats e o campeão. Depois haverá pocket shows, e uma edição especial da Batalha do Céu. Iniciada em fevereiro de 2023, a Batalha Grape Beats surgiu como um local para os beatmakers e produtores poderem mostrar sua arte e serem vistos pelo público em geral. Até então já foram realizadas 6 edições, com diferentes campeões. O evento ocorre de duas a três vezes por ano, em locais como Bar do Tonhão, Fábrica de Cultura e Vila do Teatro. Já a Batalha do Céu é uma ação cultural independente voltada à valorização da cultura hip hop na região da Baixada Santista. Fundada em 10 de fevereiro de 2018 pelo rapper NeGreen Original, a iniciativa busca promover a arte, o protagonismo juvenil e a ocupação positiva dos espaços públicos. O evento acontece semanalmente, aos sábados, na tradicional Lagoa da Saudade, situada no Morro da Nova Cintra. Com atividades contínuas desde sua criação, a Batalha do Céu tornou-se um marco da cena urbana local, reunindo MCs, poetas, artistas e entusiastas da cultura de rua. Informações no Instagram: @batalhadodoceubdc
Quando: sábado (8)
Horário: 17h
Local: Teatro Rosinha Mastrângelo. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
Entrada gratuita

‘Circolando Circo na Cidade’
Começa nesta quarta-feira (5) a terceira edição do Festival ‘Circolando Circo na Cidade’, que promete colorir Santos com arte, humor e emoção até o próximo domingo (9). O evento reúne espetáculos, cortejos e oficinas, levando a magia do circo para diferentes públicos e bairros - da Concha Acústica à Ilha Diana e Caruara. A abertura será com o espetáculo ‘E agora? Quem vai fazê?’, do Núcleo Pavanelli, às 19h, na Concha Acústica (orla da Praia do Gonzaga), seguida pela entrega do Troféu Circolando Circo na Cidade. A montagem, leve e bem-humorada, lança um olhar sobre a sobrecarga feminina e o machismo cotidiano, unindo circo, teatro e esquetes clássicas para provocar risadas e reflexões. Ao longo dos cinco dias, o público poderá conferir atrações como ‘Com a Pulga Atrás da Orelha’ (Família Herzog), ‘El Gran Circo de Flóris e Poropopó’ (Bordallo Cultural), ‘Ôtovin’ (Palhaço Fusquinha), ‘Nariz de Pedra’ (Bella Cia.), além de apresentações do Circo Caiçara, Cia Tramp, Mágico Ramirez e Cia Mirabolante. O encerramento, no domingo (9), será em clima de festa com um grande cortejo de artistas pela orla e a ‘Tarde de Gala’, reunindo números de malabarismo, acrobacias, contorcionismo e muita palhaçaria na Concha Acústica. O Festival tem realização da Porto Circense e da BellaCia, com apoio da Secretaria de Cultura (Secult). Programação completa no Instagram @circolandocirconacidade
Quando: de quarta (5) a domingo (9)
Locais e horários diversos
Programação no Instagram @circolandocirconacidade
Gratuito

‘Caetano Veloso, Totalmente Demais’
O Instituto Arte no Dique apresenta o espetáculo ‘Caetano Veloso, Totalmente Demais’, um tributo cênico musical que atravessa a obra e a vida de um dos artistas mais importantes da cultura brasileira. Colorido, vibrante e carregado de referências, o espetáculo reúne diferentes linguagens artísticas trabalhadas nas oficinas culturais do Instituto Arte no Dique. Ballet Clássico, Dança Afro, Street Dance, Capoeira, Teatro, Percussão, Bateria, Sopro e Canto se entrelaçam no palco para contar, em nove blocos temáticos, momentos emblemáticos da trajetória de Caetano: da irreverência do tropicalismo ao silêncio do exílio, da doçura das canções românticas à força da ancestralidade que permeia sua obra. Com apoio cultural da Prefeitura de Santos e patrocínio via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa reafirma o compromisso do Instituto Arte no Dique em democratizar a produção artística e ampliar o acesso da população à cultura.
Quando: sábado (8)
Horário: 1ª sessão: 17h30/ 2ª sessão: 21h
Local: Teatro Municipal Braz Cubas. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Gratuito
