Santos reúne uma variedade de museus que refletem sua rica história e cultura. O Museu do Café, instalado no imponente edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, é um dos mais famosos e celebra a importância do grão para o desenvolvimento da cidade e do Brasil. O Museu Pelé, localizado no Valongo, preserva a trajetória do maior ídolo do futebol mundial com acervo de objetos, fotos e documentos históricos. Já o Museu de Arte Sacra, situado em um convento do século XVII, abriga peças religiosas de grande valor artístico. Além deles, há espaços como o Museu Marítimo, voltado para a tradição portuária, e o Museu da Pesca, que conta a relação da cidade com o mar. Essas opções tornam Santos um destino cultural diversificado, que agrada tanto moradores quanto visitantes.
Museu da Imagem e do Som
O local abriga peças raras e um extenso acervo de áudio e vídeo à disposição do público, além de um estúdio de gravação digital, auditório de pequeno porte e sala de projeções. O Miss possui acervo permanente com mais de 200 objetos (entre eles estão máquinas fotográficas, câmeras filmadoras, projetores e equipamentos de som), uma discoteca com mais de 6 mil vinis e catálogo de filmes e obras audiovisuais com 3 mil títulos. Todo material pode ser conferido gratuitamente pelo público.
Museu de Veículos Antigos
O Memorial Necrópole Ecumênica possui um museu de veículos antigos, com 56 exemplares entre motocicletas, automóveis e bicicletas. O mais antigo deles, uma motocicleta Rochet 1904, é a única no mundo com 500 cilindradas.
Você também verá uma réplica do primeiro automóvel fabricado com combustão interna, o Benz Patent-Motorwagen. Dentre os veículos que estão por lá, tem um Ford T 1923, um Rolls Roice 1980 Gold Silver II e um Chevrolet Blair 1957.
Memorial das Conquistas do Santos F.C.
No Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, conhecer algumas das muitas façanhas incríveis de um time que parou uma guerra, mais marcou gols e é uma reconhecida fábrica de craques do mundo está ao alcance de torcedores de todos os times - e até de quem nem gosta tanto assim de futebol!
São 380m² para se divertir e conhecer lendas da vila mais famosa do mundo: a Vila Belmiro, bairro onde está o Estádio Urbano Caldeira, a casa do Santos FC. Instalado no térreo do estádio desde 17 de novembro de 2003, o Memorial apresenta momentos eternizados por ídolos de todos os tempos, alguns com espaços únicos, como Pelé e Neymar, além de 600 troféus, fotos, vídeos, prêmios, flâmulas e exposições temporárias.
Museu do Surfe
Fica em Santos o primeiro museu dedicado ao surf no país. Afinal, foi na Praia do Gonzaga, em 1934, que o norte-americano Thomas Ernest Rittscher Jr., então com 17 anos, surfou pela primeira vez em águas brasileira – ele construiu uma ‘tábua havaiana’, copiada da revista norte-americana Popular Mechanics.
Pinacoteca Benedicto Calixto
Instalada em belo casarão de estilo neoclássico do início do século XX, a Pinacoteca Benedicto Calixto é importante espaço cultural da cidade, com happy hour musical, cursos e eventos variados para crianças e adultos, sobretudo aos fins de semana.
A casa, a última da orla santista que mantém as características da época dos barões do café, serviu de residência familiar, asilo de idosos, pensionato de moças e até cortiço, antes de ser declarada de utilidade pública, em 1979, e começar a ser restaurada sete anos depois.
No térreo estão biblioteca de livros de arte e exposição permanente de obras de Calixto, considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX. O andar superior funciona como galeria de mostras temporárias.
Museu de Pesca
Instalado em um casarão de 1908, o Museu de Pesca, é uma das principais atrações turísticas de Santos e integra o patrimônio histórico-cultural de toda a região. De estilo eclético, o prédio, construído no local do antigo Forte Augusto (século XVIII), abriga importante acervo do ambiente aquático.
Dentre as atrações, um esqueleto de baleia com 23m de comprimento, lulas gigantes, Sala da Praia, Ala Lúdica, animais taxidermizados e uma grande coleção de areias de praias do Brasil e do mundo.
Museu do Mar e Marítimo
Com um grande acervo de biologia marinha da América Latina, o Museu do Mar possui a maior coleção de tubarões taxidermizados do país, inclusive o embrião de um exemplar com duas cabeças e dentes fossilizados de um megalodonte, animal pré-histórico, extinto há 30 milhões de anos. Expõe também um tubarão-baleia; um peixe-lua, o maior peixe ósseo do mundo; aves marinhas e conchas com mais de 100 quilos. Grande parte da coleção vem do exterior.
O Museu Marítimo conta com um dos principais acervos de arqueologia submarina e de história marítima do Brasil. Ao som de antigos cantos de marinheiros, os visitantes presenciam simulação de tiros de canhão, contemplam modelos de pirata e capitães, e apreciam relíquias resgatadas de embarcações dos séculos XVIII e XIX, inclusive de navios-pirata e do Titanic.
Centro de Memória Esportiva De Vaney
Criado para resgatar, testemunhar e preservar a história esportiva de Santos - considerado desde 1955 o município mais esportivo do Brasil -, o Centro de Memória Esportiva De Vaney conta com uma coleção de mais de 500 troféus, conquistados a partir de 1939.
Possui, também, acervos fotográfico e pessoais com mais de mil imagens, biblioteca e hemeroteca esportivas, com matérias jornalísticas ordenadas por assuntos e modalidades. E ainda: registros de atletas veteranos, cds e dvds, material para pesquisa, depoimentos, auditório para palestras e pequenos eventos. Promove visitas monitoradas, publica informativo e mantém um coral de atletas veteranos, que se reúne semanalmente
Museu do Porto
Instalado em um casarão de estilo vitoriano de 1902, o museu foi inaugurado em 1º de setembro de 1989, com documentos, peças históricas, biblioteca e equipamentos utilizados na construção dos primeiros metros de cais. Telefones antigos, máquinas de escrever, aparelhos oftalmológicos e lanternas de navios também fazem parte do acervo. A construção foi primeiramente residência do inspetor-geral da Cia. Docas, Ismael de Souza, e depois escritório administrativo. O Museu retrata principalmente o período de construção do Porto Organizado e da criação da CDS.
Museu do Contrafeito
No Museu do Contrafeito, formado por mercadorias falsificadas apreendidas no Porto de Santos, estão bolsas, tênis, relógios, além de outros produtos, muitos deles imitando marcas conhecidas.
Museu Pelé
Instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), o Museu Pelé apresenta a incrível trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol. No local, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do 'Atleta do século XX'. Nos 4.134m² do museu, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Pelé.
Museu do Café
Um lugar que reúne tradição, arquitetura, história, sabores e aromas. Instalado em um prédio de estilo eclético, com 6 mil m² e mais de 200 portas e janelas, o Museu do Café, inaugurado em 1998, é muito mais do que um local turístico que exalta o principal produto brasileiro de exportação no final do século 19. É uma experiência de variadas sensações, que vão do início do cultivo do grão até a consolidação do café como um dos símbolos nacionais. Exposições permanente e temporárias, obras de arte, mobiliário de época, loja temática e cafeteria que serve os melhores grãos café – e até o mais caro e raro do país - são algumas de suas muitas atrações.
Museu de Arte Sacra
O complexo arquitetônico beneditino, composto pela Igreja de Nossa Senhora do Desterro e o antigo Mosteiro de São Bento, é hoje o Museu de Arte Sacra de Santos. Ele foi inaugurado em 11 de julho de 1981, por iniciativa do então bispo diocesano Dom David Picão.
O acervo reúne mais de 600 peças sacras e religiosas, de cunho erudito e popular do século XVI ao XX, entre esculturas, pinturas, objetos litúrgicos e indumentárias. Faz parte do acervo a imagem mais antiga do Brasil com autor conhecido: a de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1560, de João Gonçalo Fernandes.
Memorial José Bonifácio
Localizado na Casa das Culturas, o Memorial José Bonifácio conta agora com três salas reservadas para apresentar a única e surpreendente história do santista. São conteúdos visuais, textuais, vídeo e objetos, entre eles, medalhas, placas, livros, amostras de minerais por ele descobertos e um busto.