NOTÍCIAS

Projeto Muretas na Cidade volta aos jardins da orla nesta quarta

on

As muretas customizadas por artistas plásticos estão de volta aos jardins da praia, garantindo mais uma atração para a orla. A segunda edição do projeto, sucesso em 2015, será inaugurada oficialmente nesta quarta (18) às 18h, com uma novidade – duas das 10 esculturas, posicionadas no José Menino e Aparecida, formam o nome da cidade e trazem o formato das muretas no lugar da letra ‘o’.

Dez artistas plásticos mostram sua técnica e sensibilidade na customização das esculturas, que reproduzem um dos mais famosos símbolos de Santos. “Há artistas novos e outros há muito tempo na estrada”, comentou o designer e cenógrafo Mauriomar Cid, idealizador do projeto Muretas na Cidade, em parceria com a Setur (Secretaria de Turismo). O apoio institucional é do restaurante Hiná Fish e Lounge e da Cervejaria Burgman.

Antes de efetuar o convite aos artistas plásticos para a iniciativa, que integra a programação do Santos Criativa, ele observou trabalhos durante meses, inclusive alguns de pequenas dimensões. “Gosto de pessoas com arte e estilo bem diferentes, criando uma verdadeira colcha de retalhos, o que desperta mais interesse e garante mais vibração.”

A receptividade do público na primeira edição do projeto motivou o designer a preparar uma nova versão. “Em 2015, as esculturas ficariam expostas apenas um mês, mas permaneceram quase um ano na orla. E mesmo assim, quando foram retiradas, houve reclamação.”

Localização

As esculturas ‘Santos’, confeccionadas em fibra de vidro, com 2m30 por 2m15, posicionadas junto ao Parque Roberto Mário Santini e no jardim em frente à Avenida Bartolomeu de Gusmão, 127, foram customizadas, respectivamente, por Leandro Shesko e Érico Bomfim.

Já as esculturas em forma de mureta - com 1m60 de altura e de largura, e 0,35m de profundidade - estarão posicionadas nos jardins, em frente aos números 132 da Avenida Presidente Wilson (artista plástica Andressa Sirius), 84 (Alexandre Pedroso) e 34 (Márcia Okida).

Já em frente à Rua Jorge Tibiriçá, ficará a obra de Érica Gropp Colen, enquanto os jardins da Avenida Bartolomeu de Gusmão receberão a arte de Chico Mel (em frente ao nº 19), José Elffer (nº 41), Andréa Araújo (nº 70) e do grupo Tumobgrafia (nº 93).