Uma fotografia mostra um grupo de pessoas reunidas em um campo gramado, algumas conversando e outras sentadas em pedras, com uma antiga muralha de pedra e uma encosta de montanha densamente arborizada ao fundo sob um céu azul
NOTÍCIAS

Atividades destacam protagonismo da população negra na história de Santos

on

A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) realiza, ao longo de novembro, programação especial em celebração ao Mês da Consciência Negra.

As atividades propõem reflexões sobre o protagonismo da população negra na história e na formação cultural de Santos, reafirmando o compromisso da instituição com a valorização da memória e da diversidade étnico-racial.

Promovidas em parceria com o Museu do Café, Secretaria da Educação (Seduc), Engenho dos Erasmos e Universidade Federal de São Paulo, as ações reúnem atividades educativas e culturais voltadas ao público em geral e professores.

A programação tem início terça-feira (11), às 9h, no Engenho dos Erasmos (Rua Alan Ciber Pinto, 96, Vila São Jorge), com a Oficina de Leitura e Interpretação de Imagens Afetocolagens, fabulação crítica e escritas impossíveis da negritude, voltada exclusivamente a professores de História da Seduc.

A mesma oficina será oferecida ao público nos dias 19, das 9h30 às 12h, e 26 de novembro, das 14h às 16h30. As inscrições devem ser feitas em www.engenho.prceu.usp.br/events/oficinas-de-leitura-e-interpretacao.

Na quarta-feira (12), das 19h às 21h, ocorre o Roteiro Histórico Étnico-Racial Noturno no Centro Histórico de Santos. O percurso convida o público a refletir sobre a participação da população negra na construção e no desenvolvimento da Cidade. A saída será do Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico). O público-alvo são alunos da educação de jovens e adultos (Seduc) e interessados em geral.

Já no dia 17, às 10h, será realizada uma visita mediada ao Arquivo Permanente da Fams (Rua Amador Bueno, 61, Centro Histórico), com uma explanação sobre a história de Santos a partir do protagonismo da
comunidade negra. Serão destacados nomes como Quintino de Lacerda, Maria Patrícia Fogaça e Francisco José das Chagas, o Chaguinhas. A visita é destinada ao público a partir de 14 anos.

Para essa atividade, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail visitamediada@fundasantos.org.br, informando nome completo, profissão ou atividade, idade e telefone. As vagas são limitadas a 20 participantes.