Santos Arte Preta celebra a cultura negra com ancestralidade, economia criativa e muito mais
O Mês da Consciência Negra traz mais uma edição do ‘Santos Arte Preta’, evento promovido pela Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com coletivos culturais santistas, com muita arte, ancestralidade, empreendedorismo e resistência, ocupando todo o Centro de Cultura Patrícia Galvão e também o Cine Arte Posto 4. O evento ocorre de 14 a 17 de novembro com atividades que valorizam a identidade negra e suas múltiplas expressões.
Dentre as atrações já confirmadas estão o cantor e ator Tony Tornado; o humorista Hélio de la Peña; o ícone da cultura hip-hop Nelson Triunfo; o sambista Marquinhos Sathan; os criadores de conteúdo digital Família Sankofa; a rainha de bateria Mayara Lima, e o compositor e instrumentista Hyldon.

EMPREENDEDORISMO
A Feira de Afroempreendedores promete movimentar o público com criadores que representam o talento e a criatividade da economia preta. Moda, gastronomia, artesanato, literatura e produtos de estética afro estarão à disposição do público, que vai curtir batalhas de Slam e Breaking, baile charme, grafite ao vivo e exposições.
Entre os destaques desta edição estão as sessões de cinema temáticas, que vão exibir produções voltadas à negritude, identidade e memória afro-brasileira. Haverá também bate-papos com realizadores e convidados especiais.

EMBAIXADORA
Na noite de abertura, dia 14, será feito o anúncio da nova Embaixadora do Carnaval de Santos, uma figura nacionalmente conhecida, que representa a alegria e a arte da maior manifestação cultural do País.
Ainda na programação, o ‘Santos Arte Preta’ prestará homenagem a Roberto Teles de Oliveira, mundialmente conhecido como Mestre Sombra, referência da capoeira e guardião das tradições afro-brasileiras.

Outro ponto marcante será a Caminhada nos Quilombos de Santos, experiência guiada pelos territórios quilombolas, permitindo que o público conheça histórias, saberes e práticas que mantêm viva a herança africana na Baixada Santista.
“O Santos Arte Preta é um momento de afirmação da identidade negra na Cidade, de reconhecimento das lutas históricas e de celebração das conquistas culturais que moldam Santos como um território de diversidade e respeito. Cada ação do festival é um convite à escuta, ao diálogo e à valorização da cultura afro-brasileira em todas as suas formas”, afirmou o secretário de Cultura, Rafael Leal.
Realização da Secretaria de Cultura de Santos, em parceria com a Afrotu, e Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado.