Santos abre a 2ª Semana do Patrimônio no Centro Histórico
Com a palestra sobre Proteção ao Patrimônio Cultural, com o representante do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), Matheus Franco da Rosa Lopes, a 2ª Semana do Patrimônio Santista foi aberta, oficialmente, segunda-feira (24), no auditório da Associação Comercial, no Centro.
O evento, que tem apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam) segue até sábado (29), com uma programação que conta com palestras, mesas-redondas, visitas técnicas a obras de restauro, oficinas e apresentações culturais. As inscrições gratuitas são feitas pelo link aqui.

A abertura reuniu representantes de órgãos municipais e estaduais, arquitetos, agentes culturais e estudantes interessados na discussão sobre a preservação dos bens históricos da Cidade.
“Encontros como este nos ajudam no amadurecimento das ideias, fundamentais quando trazem à discussão preservar o passado pensando no futuro”, ressaltou o titular da Semam, Glaucus Farinello, responsável pela abertura da Semana.
Na palestra sobre Proteção ao Patrimônio Cultural o representante do Condephaat falou sobre a complexidade e desafios de preservar um imóvel enquanto bem tombado, sob os aspectos técnicos, financeiros e burocráticos.
“O principal instrumento de preservação, é o uso de forma legal do bem tombado, porque ali a história será contada”.
SANTOS COMO REFERÊNCIA

Para ele, Santos é referência na preservação do patrimônio histórico. “É um dos municípios que o órgão recomenda como exemplo às outras cidades que ainda estão organizando sua legislação sobre tombamento”, disse, elogiando a atuação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) e a política pública voltada à isenções fiscais específicas.
RIQUEZA HISTÓRICA
O historiador e professor, Márcio Cavalcante, de 52 anos, estava na plateia com o objetivo de conhecer ainda mais da riqueza histórica que cerca a Cidade. Há três anos, veio de São Paulo para morar e lecionar em Santos. “Esse encontro em meio a tantas informações me ajuda a linkar aos meus conteúdos e aplicar em sala de aula”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
Terça-Feira (25)
14h - Palestra - Patrimônio Material: Bens-Móveis e Imóveis, com representantes da Prefeitura de Santos e iniciativa privada.
Local: Associação Comercial de Santos (Rua Quinze de Novembro, 137 - Centro Histórico)
16h - Visita técnica à obra de restauro do prédio Barão de Lourenço Martins Local: Praça da República, 21 (Centro Histórico)
Quarta-feira (26)
14h - Mesa-redonda “Instrumentos de Financiamento da Preservação”, com representantes de Paranapiacaba, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto de Arquitetos do Brasil
16h - Oficina - "Elaboração e inscrição de projetos para financiamento de obras de restauro com representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.
Local: Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico)
Quinta-feira (27)
16h - Reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de santos com referência aos 35 anos da criação da Lei que instituiu o Condepasa na Cidade (apenas para membros e convidados)
Local: Sala Princesa Isabel, Palácio José Bonifácio (Praça Mauá).
Sexta-feira (28)
14h - Mesa-redonda “Patrimônio Imaterial” com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, da Fundação Cultural de Jacareí e do Conselho de Cultura de Santos
16h - Apresentação cultural: Maracatu Zabelê
17h - Happy hour
Local: Associação Comercial de Santos (Rua Quinze de Novembro, 137 - Centro Histórico)
Sábado (29)
Das 14h às 23h - Encontro de Culturas Populares em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Instituto Zabelê
Local: Casa do Trem Bélico (Rua Tiro Onze, nº 11 (Centro Histórico) e Casa do Patrimônio (largo Marquês de Monte Alegre, 2, Centro Histórico).