Guias de turismo de Santos participam de capacitação no Instituto Histórico e Geográfico
Guias de turismo de Santos participaram, segunda-feira (7), de capacitação no Instituto Histórico e Geográfico de Santos (Avenida Conselheiro Nébias, 689, Boqueirão), que passou por revitalização e está aberto para visitação do público.
Os profissionais conheceram o acervo de livros e fotografias, objetos como o relógio da Marquesa de Santos, mapas do século 19 que contam o progresso da cidade, como os caminhos indígenas e o projeto da construção dos canais do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, entre outras curiosidades.
A responsável pela Seção de Formação Técnica dos Profissionais de Turismo, Valentina Rezende, acompanhou o grupo de aproximadamente 30 profissionais. “Nossa meta é valorizar o que Santos tem a oferecer. É essencial que os guias de turismo conheçam nossa história e tenham conhecimento sobre os serviços e as atrações turísticas disponíveis, proporcionando assim a melhor experiência possível para os visitantes”.

A capacitação foi ministrada pela historiadora do instituto, Bruna Barbosa, que mostrou em detalhes o acervo. “Aqui nós temos detalhes da história de Santos que em outros equipamentos não têm, então é muito importante colocar esse espaço na rota turística”.
Para a guia de turismo Mônica dos Santos, 52 anos, um bom atendimento é fundamental para aprimorar e oferecer a melhor experiência aos turistas. “O acolhimento é a palavra-chave para o sucesso de um destino turístico. Quanto mais a gente sabe sobre a história da nossa Cidade, e o que ela tem a oferecer, melhor. Um lugar como esse, com tanta história, tão bonito, com certeza deve entrar no roteiro turístico e nós, como guias, temos este papel, de mostrar a nossa cultura, a nossa história”, falou.
Qualquer empresa ou profissional de Santos pode receber uma destas capacitações gratuitamente. Basta mandar e-mail para mariavalentina@santos.sp.gov.br.
SOBRE O INSTITUTO
O Instituto Histórico e Geográfico de Santos é uma entidade de caráter cultural, educativo e científico, sem finalidade lucrativa, criada em 19 de janeiro de 1938, com o propósito de assegurar a preservação da memória da cidade. Também auxilia e estimula a produção de pesquisas e trabalhos que tenham o objetivo de perpetuar a rica história santista, além de discutir aspectos da sociedade e os inerentes à geografia e suas ciências correlatas, como a cartografia, hidrografia, geologia, entre outras.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, e sempre no último sábado do mês, das 15h às 17h. A entrada é gratuita.